Governo inaugura novo Núcleo do Projeto Jovem Cidadão no Japiim
O governador do Amazonas, Omar Aziz, inaugurou na manhã da quarta-feira, 26, o Núcleo-quadra do programa Jovem Cidadão no Japiim I, para atender 500 alunos nos turnos matutino e vespertino, e revelou que 22 mil professores da rede estadual de ensino vão receber laptops - computadores portáteis - cedidos pelo Governo do Estado.
De acordo com o governador, a iniciativa tem por objetivo proporcionar melhores condições de trabalho aos professores que poderão fazer uso de novas ferramentas como, por exemplo, a internet, para o aprimoramento profissional e consequente elaboração de aulas com mais conteúdo.
“Melhorar a educação não é somente dar aumento de salários é, sobretudo, valorizar os profissionais da área. Então, para que os professores possam dar aulas com qualidade, entendemos que eles precisam estar antenados com o que está acontecendo no Brasil e no mundo e o laptop é um instrumento de trabalho essencial", disse ele.
Novo complexo
O local vai abrigar atividades esportivas e de lazer como futebol, basquete, vôlei queimada, xadrez e tênis de mesa entre outras, garantindo ação integral nas escolas. O programa também inclui atividades culturais e profissionalizantes, que contribuam na formação dos jovens na faixa-etária de 12 a 20 anos. Construído nas dependências da Escola Estadual Ondina de Paula Ribeiro, o espaço atenderá também as escolas estaduais Lucinda Félix Azevedo e Professor Benício Leão.
A partir deste ano, com a construção de núcleos multifuncionais e núcleo-quadra dirigida para a realização das atividades do projeto, o Jovem Cidadão passa a ter uma estrutura própria, estrategicamente planejada e estudada, para atender a demanda existente em determinadas áreas em todas as zonas urbanas da cidade.
Cinco núcleos multifuncionais já implantados nas dependências das Escolas Estaduais: Manuel Severiano Nunes, na Alvorada II (zona Centro-Oeste), Júlio César de Morais Passos, na Cidade Nova (zona Norte), Manuel Rodrigues, no Armando Mendes (Zona Leste), Dasaiku Ikeda, no São José IV (Zona Leste) e Maria Rodrigues Tapajós, na Redenção (Zona Centro-Oeste), beneficiando nestes espaços 6.800 alunos diariamente.
Desde a implantação do Jovem Cidadão, em novembro de 2007, as ações desenvolvidas pelo Jovem Cidadão promoveram a: Melhoria da auto-estima dos alunos; Melhoria de desempenho e freqüência escolar; Melhoria na capacidade de concentração dos alunos; Relações humanas mais positivas dentro da escola; Fortalecimento da relação escolar e familiar; Maior aproximação entre escolas e a área de Segurança Pública; Melhoria da relação pais e filhos; Ampliação do acesso de jovens a cursos de qualificação profissional; Oportunidade de trabalho para acadêmicos e instrutores de cursos de qualificação profissional.
Em todo o Estado, o Jovem Cidadão atende 120 mil jovens da capital e do interior do Amazonas.
Fonte: Agência de Comunicação do Estado do Amazonas (Agecom) / Foto: Mário Oliveira/Agecom