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ACESSIBILIDADE

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CENTRO DE MÍDIAS

Sobre o Centro de Mídias 

 

O Centro de Mídias e Tecnologias Educacionais do Amazonas,  subordinado diretamente a Secretaria Executiva Adjunta de Gestão  Educacional, na função de departamento, cuja missão é prover  soluções tecnológicas para a melhor performance do docente e para  que cada estudante alcance seu pleno potencial de aprendizagem,  tem as seguintes competências: 

 

I – promover na educação básica a cultura digital, por meio do uso de  produtos e ferramentas das Novas Tecnologias da Informação e  Comunicações – (TICs/NTICs) na prática pedagógica; 

II – apoiar a formulação de políticas públicas educacionais,  articulando os agentes do ecossistema do ensino básico do  Amazonas; 

III – orientar, monitorar e avaliar, em âmbito central, as atividades  inerentes à Informática Educativa e às Tecnologias Educacionais 

IV – fomentar a incorporação das Tecnologias da Informação e da  Comunicação (TICs) aos projetos pedagógicos das escolas da Rede  Estadual de Ensino, garantindo qualidade, equidade e  contemporaneidade aos processos de aprendizagem; 

V – prover suportes e recursos pedagógicos à gestão do  conhecimento mediado por tecnologia; 

VI – gerar qualidade, equidade e contemporaneidade para a  educação, por meio da inserção das TICs e do desenvolvimento de  competências digitais dos profissionais da educação do Estado; 

VII – implementar o currículo formal da educação básica por meio da  Mediação Tecnológica em comunhão com a BNCC, Referencial  Curricular Amazonense, atendendo as orientações das Diretrizes  Curriculares Nacionais – DCNs para a Rede Pública de Ensino; 

VIII – propor, orientar e acompanhar a realização de pesquisas,  estudos e experiências para subsidiar o suporte à prática pedagógica  da Rede Pública de Ensino por meio dos recursos de mídias e  conteúdos digitais; 

IX – orientar e incentivar práticas pedagógicas inovadoras por meio  de conteúdos e recursos digitais de qualidade;

X – supervisionar convênios, contratos, termos de cooperação técnica  e similares referentes às mídias e conteúdos digitais em sua  dimensão pedagógica; 

XI – supervisionar convênios, contratos, termos de cooperação  técnica e similares referentes às mídias e conteúdos digitais,  equipamento e implantação de espaços tecnológicos nas escolas,  em sua dimensão pedagógica;  

XII – utilizar ferramentas analógicas, digitais ou eletrônicas  para despertar o interesse dos alunos no desenvolvimento de  habilidades que possam contribuir para uma formação integral e  alinhada às demandas contemporâneas.

 

Missão 

Ampliar e diversificar o atendimento aos alunos da rede pública de  ensino do Estado do amazonas, oferecendo uma educação  inovadora e de qualidade, por meio das tecnologias da informação e  comunicação, com ênfase na interatividade. 

 

Visão 

Tornar-se referência mundial no atendimento da Educação Básica  com mediação tecnológica, via satélite, integradas aos ambientes  virtuais de aprendizagem. 

 

Valores 

  • Inovação
  • Inclusão
  • Autonomia
  •  

Histórico e metodologia

Implantado em 2007, o Centro de Mídias de Educação do Amazonas  (CEMEAM) é uma política de estado pioneira no país e a cada ano é  ampliado pelo Governo do Estado do Amazonas, por meio da  Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC). 

Inicialmente foi criado prioritariamente para executar o Projeto de Implantação do Ensino Médio Presencial com Mediação Tecnológica,  cujo principal foco é o atendimento de alunos concludentes do Ensino Fundamental II (6º ao 9º anos), Ensino Médio (1ֻa 3º anos) e EJA  (Fundamental e Médio), nas comunidades rurais onde não há oferta do Ensino Médio ou a demanda é superior ao número de vagas  oferecidas. 

Apresenta uma concepção pedagógica e comunicacional que,  diferentemente da educação à distância, possui presencialidade dos  estudantes às aulas, recursos de interatividade em tempo real e  mídias estrategicamente planejadas para o desenvolvimento das  aulas síncronas e assíncronas. Faz uso de um sistema via satélite de  videoconferência com interação de áudio e vídeo. 

As aulas são produzidas por professores especialistas, mestres e  doutores e transformadas em peças televisivas em uma central de  produção educativa para TV, com o uso de diversos recursos  midiáticos e ferramentas de comunicação e transmitidas ao vivo,  diariamente, para todas as salas de aula de atendimento remoto simultaneamente, em horário regular. Cada sala de aula conta com  um kit tecnológico e com um professor presencial para mediar o  processo de aprendizagem. 

 

Além disso, o Centro de Mídias de Educação do Amazonas transmite  palestras e cursos de alcance social em parceria com outros órgãos  governamentais e também com outros departamentos da Secretaria. 

 

É responsável também por administrar os canais televisivos em  parceria com a TV Encontro das Águas, TV Tiradentes e Plataformas  Digitais, por Projetos Pedagógicos envolvendo Tecnologias Educacionais e Produção de Videoaulas para dar apoio  complementar a educação básica na rede, dos quais podemos citar: 

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  • Aula em Casa: Tem por objetivo ofertar estratégias  pedagógicas que possam apoiar o ensino remoto/híbrido  para todas as séries do Ensino Fundamental, Ensino  Médio, Educação de Jovens e Adultos (2º e 3º Segmento)  e Educação Infantil durante a pandemia de Covid-19.  Possui como estratégias pedagógicas: programação  televisiva com videoaulas ao vivo e do acervo, atividades  interativas, cartelas, testes on-line (Exercitando),  cadernos digitais, roteiros de estudos e tutoriais. Além  disso, tem programação diversificada como o Cemeando,  Espia essa Conversa, Psicossocial e Esperançando. 
  • Contraturno Digital: Projeto educacional de reforço  escolar com a finalidade de fortalecer o desempenho dos  estudantes nos exames de larga escala e apoiar professores no processo de recuperação da  aprendizagem processual e contínua.
  • Educação 4.0: Ocorre por meio da parceria com a  empresa Positivo para promover a inserção de  equipamentos e ferramentas das Tecnologias Digitais da  Informação e da Comunicação (TDICs) no cotidiano dos  estudantes e professores. 
  • Programa de Inovação Educação Conectada: Desenvolvido pelo Ministério da Educação e parceiros,  ele visa apoiar a universalização do acesso à internet de  alta velocidade e fomentar o uso pedagógico de  tecnologias digitais. 
  • Projeto de Apoio à Aprendizagem Conquistar: Visa a  diversificação da aprendizagem por meio da revisão de  conteúdos curriculares alinhados à proposta curricular  vigente e que estejam inseridos nas matrizes dos exames  vestibulares. 
  • PLATAFORMAS DE APOIO À APRENDIZAGEM:  Oferta conteúdos pedagógicos aos alunos e professores  da rede estadual de ensino para dar suporte às diversas  estratégias e metodologias de ensino aumentando o  repertório de possibilidades de aprendizagem e  interações entre docentes e discentes durante o período  de suspensão das aulas presenciais e, também, após o  retorno às atividades pedagógicas nas unidades  escolares, dentre as quais: 
  • Plataforma Educação: desenvolvida no Moodle e  de uso restrito de servidores e alunos da  SEDUC/AM. Possui diversas interfaces que  promovem a aprendizagem discente e oferta cursos  de formação continuada para docentes e demais  servidores da rede estadual de ensino. 
  • Site e Aplicativo Aula em Casa: aberto ao público,  o site foi criado para toda a comunidade escolar  com o objetivo de facilitar o acesso às informações  gerais sobre o projeto e às atribuições dos atores  envolvidos, bem como aos recursos digitais pedagógicos disponíveis para download  (videoaulas, cartelas, cadernos digitais, cadernos  de apoio). O Aplicativo Aula em Casa é de acesso  restrito e foi elaborado para que alunos e  professores possam assistir as transmissões das  aulas e interagir com segurança, via chat. Atende  toda a rede estadual de ensino.

  • Plataforma Saber Mais: desenvolvida através da  parceria com a Escola Digital, (formada pelo  Instituto Natura, Telefônica/Vivo e Instituto  Inspirare). Seu objetivo é disponibilizar objetos  digitais de aprendizagem (ODAs) à comunidade  escolar como um todo. 
  • EXP for School: visa contribuir com o processo de  ensino e aprendizagem dos alunos do Ensino  Médio focados no ENEM e vestibulares em nível  local e nacional. Atende cerca de 8 mil professores  e mais de 223 mil estudantes.
  • Barsa na Rede: visa colaborar com as estratégias  de ensino remoto. Possui integração de  ferramentas de pesquisas e de recursos  pedagógicos como banco de dados, museu virtual,  estatísticas gerais, atlas, dentre outros, permitindo  que o professor possa interagir com a turma no  ambiente virtual auxiliando-a e direcionando-a em  pesquisas e demais atividades. Atende cerca de 6  mil professores e mais de 132 mil estudantes. 
  • Acerta Mais ENEM: visa preparar os alunos para  vestibulares e para o ENEM, possui além da  plataforma digital, material apostilado impresso. O  público-alvo são os estudantes do 3º ano do Ensino  Médio. Atende cerca de 5 mil professores e mais de  61 mil estudantes. 
  • Edutech: Projeto Educacional de Ensino de  Programação, Pensamento Computacional e Cultura  Digital, objetivando fortalecer o desempenho dos  estudantes do Ensino Fundamental (anos finais),  proporcionando um conjunto de inovações didáticas que incentivem novas práticas de ensino e aprendizagem,  ampliando os olhares e a sinergia do ensino para as reais  necessidades da comunidade escolar, e promovendo as  políticas públicas educacionais que atendam as  demandas atuais da sociedade.
  • Fazer para Aprender: Visa fomentar o desenvolvimento  de metodologias ativas de aprendizagem (mão na massa)  em ambientes multi-instrucionais em unidades escolares,  tendo como princípio educativo a metodologia da  problematização como instrumento de incentivo à  pesquisa e ao protagonismo dos estudantes. O público alvo são cerca de 100 mil estudantes do Ensino Médio  regular e investimento de 34 milhões, aproximadamente.

Gerências

Centro de Mídias de Educação do Amazonas (CEMEAM)

Diretora: Wilmara Cruz Messa 

Fone: (92) 99533-8047 

E-mail: wilmara.messa@seduc.net

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