CENTRO DE MÍDIAS
Sobre o Centro de Mídias
O Centro de Mídias e Tecnologias Educacionais do Amazonas, subordinado diretamente a Secretaria Executiva Adjunta de Gestão Educacional, na função de departamento, cuja missão é prover soluções tecnológicas para a melhor performance do docente e para que cada estudante alcance seu pleno potencial de aprendizagem, tem as seguintes competências:
I – promover na educação básica a cultura digital, por meio do uso de produtos e ferramentas das Novas Tecnologias da Informação e Comunicações – (TICs/NTICs) na prática pedagógica;
II – apoiar a formulação de políticas públicas educacionais, articulando os agentes do ecossistema do ensino básico do Amazonas;
III – orientar, monitorar e avaliar, em âmbito central, as atividades inerentes à Informática Educativa e às Tecnologias Educacionais
IV – fomentar a incorporação das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) aos projetos pedagógicos das escolas da Rede Estadual de Ensino, garantindo qualidade, equidade e contemporaneidade aos processos de aprendizagem;
V – prover suportes e recursos pedagógicos à gestão do conhecimento mediado por tecnologia;
VI – gerar qualidade, equidade e contemporaneidade para a educação, por meio da inserção das TICs e do desenvolvimento de competências digitais dos profissionais da educação do Estado;
VII – implementar o currículo formal da educação básica por meio da Mediação Tecnológica em comunhão com a BNCC, Referencial Curricular Amazonense, atendendo as orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais – DCNs para a Rede Pública de Ensino;
VIII – propor, orientar e acompanhar a realização de pesquisas, estudos e experiências para subsidiar o suporte à prática pedagógica da Rede Pública de Ensino por meio dos recursos de mídias e conteúdos digitais;
IX – orientar e incentivar práticas pedagógicas inovadoras por meio de conteúdos e recursos digitais de qualidade;
X – supervisionar convênios, contratos, termos de cooperação técnica e similares referentes às mídias e conteúdos digitais em sua dimensão pedagógica;
XI – supervisionar convênios, contratos, termos de cooperação técnica e similares referentes às mídias e conteúdos digitais, equipamento e implantação de espaços tecnológicos nas escolas, em sua dimensão pedagógica;
XII – utilizar ferramentas analógicas, digitais ou eletrônicas para despertar o interesse dos alunos no desenvolvimento de habilidades que possam contribuir para uma formação integral e alinhada às demandas contemporâneas.
Missão
Ampliar e diversificar o atendimento aos alunos da rede pública de ensino do Estado do amazonas, oferecendo uma educação inovadora e de qualidade, por meio das tecnologias da informação e comunicação, com ênfase na interatividade.
Visão
Tornar-se referência mundial no atendimento da Educação Básica com mediação tecnológica, via satélite, integradas aos ambientes virtuais de aprendizagem.
Valores
- Inovação
- Inclusão
- Autonomia
Histórico e metodologia
Implantado em 2007, o Centro de Mídias de Educação do Amazonas (CEMEAM) é uma política de estado pioneira no país e a cada ano é ampliado pelo Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC).
Inicialmente foi criado prioritariamente para executar o Projeto de Implantação do Ensino Médio Presencial com Mediação Tecnológica, cujo principal foco é o atendimento de alunos concludentes do Ensino Fundamental II (6º ao 9º anos), Ensino Médio (1ֻa 3º anos) e EJA (Fundamental e Médio), nas comunidades rurais onde não há oferta do Ensino Médio ou a demanda é superior ao número de vagas oferecidas.
Apresenta uma concepção pedagógica e comunicacional que, diferentemente da educação à distância, possui presencialidade dos estudantes às aulas, recursos de interatividade em tempo real e mídias estrategicamente planejadas para o desenvolvimento das aulas síncronas e assíncronas. Faz uso de um sistema via satélite de videoconferência com interação de áudio e vídeo.
As aulas são produzidas por professores especialistas, mestres e doutores e transformadas em peças televisivas em uma central de produção educativa para TV, com o uso de diversos recursos midiáticos e ferramentas de comunicação e transmitidas ao vivo, diariamente, para todas as salas de aula de atendimento remoto simultaneamente, em horário regular. Cada sala de aula conta com um kit tecnológico e com um professor presencial para mediar o processo de aprendizagem.
Além disso, o Centro de Mídias de Educação do Amazonas transmite palestras e cursos de alcance social em parceria com outros órgãos governamentais e também com outros departamentos da Secretaria.
É responsável também por administrar os canais televisivos em parceria com a TV Encontro das Águas, TV Tiradentes e Plataformas Digitais, por Projetos Pedagógicos envolvendo Tecnologias Educacionais e Produção de Videoaulas para dar apoio complementar a educação básica na rede, dos quais podemos citar:
- Aula em Casa: Tem por objetivo ofertar estratégias pedagógicas que possam apoiar o ensino remoto/híbrido para todas as séries do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos (2º e 3º Segmento) e Educação Infantil durante a pandemia de Covid-19. Possui como estratégias pedagógicas: programação televisiva com videoaulas ao vivo e do acervo, atividades interativas, cartelas, testes on-line (Exercitando), cadernos digitais, roteiros de estudos e tutoriais. Além disso, tem programação diversificada como o Cemeando, Espia essa Conversa, Psicossocial e Esperançando.
- Contraturno Digital: Projeto educacional de reforço escolar com a finalidade de fortalecer o desempenho dos estudantes nos exames de larga escala e apoiar professores no processo de recuperação da aprendizagem processual e contínua.
- Educação 4.0: Ocorre por meio da parceria com a empresa Positivo para promover a inserção de equipamentos e ferramentas das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDICs) no cotidiano dos estudantes e professores.
- Programa de Inovação Educação Conectada: Desenvolvido pelo Ministério da Educação e parceiros, ele visa apoiar a universalização do acesso à internet de alta velocidade e fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais.
- Projeto de Apoio à Aprendizagem Conquistar: Visa a diversificação da aprendizagem por meio da revisão de conteúdos curriculares alinhados à proposta curricular vigente e que estejam inseridos nas matrizes dos exames vestibulares.
- PLATAFORMAS DE APOIO À APRENDIZAGEM: Oferta conteúdos pedagógicos aos alunos e professores da rede estadual de ensino para dar suporte às diversas estratégias e metodologias de ensino aumentando o repertório de possibilidades de aprendizagem e interações entre docentes e discentes durante o período de suspensão das aulas presenciais e, também, após o retorno às atividades pedagógicas nas unidades escolares, dentre as quais:
- Plataforma Educação: desenvolvida no Moodle e de uso restrito de servidores e alunos da SEDUC/AM. Possui diversas interfaces que promovem a aprendizagem discente e oferta cursos de formação continuada para docentes e demais servidores da rede estadual de ensino.
- Site e Aplicativo Aula em Casa: aberto ao público, o site foi criado para toda a comunidade escolar com o objetivo de facilitar o acesso às informações gerais sobre o projeto e às atribuições dos atores envolvidos, bem como aos recursos digitais pedagógicos disponíveis para download (videoaulas, cartelas, cadernos digitais, cadernos de apoio). O Aplicativo Aula em Casa é de acesso restrito e foi elaborado para que alunos e professores possam assistir as transmissões das aulas e interagir com segurança, via chat. Atende toda a rede estadual de ensino.
- Plataforma Saber Mais: desenvolvida através da parceria com a Escola Digital, (formada pelo Instituto Natura, Telefônica/Vivo e Instituto Inspirare). Seu objetivo é disponibilizar objetos digitais de aprendizagem (ODAs) à comunidade escolar como um todo.
- EXP for School: visa contribuir com o processo de ensino e aprendizagem dos alunos do Ensino Médio focados no ENEM e vestibulares em nível local e nacional. Atende cerca de 8 mil professores e mais de 223 mil estudantes.
- Barsa na Rede: visa colaborar com as estratégias de ensino remoto. Possui integração de ferramentas de pesquisas e de recursos pedagógicos como banco de dados, museu virtual, estatísticas gerais, atlas, dentre outros, permitindo que o professor possa interagir com a turma no ambiente virtual auxiliando-a e direcionando-a em pesquisas e demais atividades. Atende cerca de 6 mil professores e mais de 132 mil estudantes.
- Acerta Mais ENEM: visa preparar os alunos para vestibulares e para o ENEM, possui além da plataforma digital, material apostilado impresso. O público-alvo são os estudantes do 3º ano do Ensino Médio. Atende cerca de 5 mil professores e mais de 61 mil estudantes.
- Edutech: Projeto Educacional de Ensino de Programação, Pensamento Computacional e Cultura Digital, objetivando fortalecer o desempenho dos estudantes do Ensino Fundamental (anos finais), proporcionando um conjunto de inovações didáticas que incentivem novas práticas de ensino e aprendizagem, ampliando os olhares e a sinergia do ensino para as reais necessidades da comunidade escolar, e promovendo as políticas públicas educacionais que atendam as demandas atuais da sociedade.
- Fazer para Aprender: Visa fomentar o desenvolvimento de metodologias ativas de aprendizagem (mão na massa) em ambientes multi-instrucionais em unidades escolares, tendo como princípio educativo a metodologia da problematização como instrumento de incentivo à pesquisa e ao protagonismo dos estudantes. O público alvo são cerca de 100 mil estudantes do Ensino Médio regular e investimento de 34 milhões, aproximadamente.
Gerências
Centro de Mídias de Educação do Amazonas (CEMEAM)
Gerência de Ensino por Mediação Tecnológica (GEMTEC)
Gerência de Operações e Suporte (GEOS)
Gerência de Mídias e Conteúdos Digitais (GEMCD)