DEGESC
Coordenadora: Adriana Melo Magalhães
E-mail: psicossocial@seduc.net
Telefone: (92) 99279-7755
Atribuições:
À Coordenação de Atenção à Saúde Psicossocial (CASP) compete:
- propiciar aos alunos momentos de reflexão, diálogo, engajamento com o outro para identificar e aprender a validar suas emoções, respeitando a si mesmos e ao próximo, apropriando-se de recursos alternativos de forma a gerenciar seus pensamentos e atitudes na busca de uma prática crítica e dinâmica de seu cotidiano social;
- planejar, executar e monitorar o Projeto: “A escola como espaço de aprendizagem e desenvolvimento socioemocional do educando”;
- elaborar e atualizar Procedimento Operacional Padrão (POP) de: a) Acolhimento e Notificação à Violência Sexual contra crianças e adolescentes sinalizadas no ambiente escolar / b) Acolhimento, registro e notificação dos casos de violação de direitos contra crianças e adolescentes sinalizados no ambiente escolar/ c) Promoção de saúde socioemocional no ambiente escolar/ d) E-book – Em você, onde começa o autocuidado?/ e) E-book – Conectando Vidas/ f) Projeto Adolê – SER/ g) Projeto Acolhimento Psicológico/ h) Projeto Trilhas de Orientação Profissional;
- promover campanhas de saúde socioemocional e prevenção às violências;
- promover seminários;
- promover formações, em articulação com o Centro de Formação Padre José Anchieta (CEPAN), por meio de caravanas e plataforma digital;
- padronizar instrumentos técnico-operativos da assistente social e do psicólogo;
- orientar as equipes psicossociais dos municípios;
- desenvolver atividades socioemocionais para alunos dos anos iniciais, anos finais, ensino médio e EJA .
Gerências & Coordenações
Gerência de Fortalecimento da Gestão Escolar (GFORGE)
Gerente: Raimundo Correa de Oliveira
E-mail: gforge@seduc.net
Telefone: (92) 99223-3039
Atribuições:
À Gerência de Fortalecimento da Gestão Escolar (GFORGE) compete:
- elaborar ações para o fortalecimento da gestão escolar, articuladas às metas do Plano Estadual e Nacional de Educação (PEE/PNE);
- fortalecer a gestão democrática, definindo normas e procedimentos específicos que balizem a gestão das escolas;
- definir diretrizes de valorização da gestão, de disseminação de valores éticos, de práticas de transparência administrativa e pedagógica, para fortalecer a gestão escolar da rede estadual de ensino;
- fortalecer a capacidade de gestão, acompanhamento e avaliação da Rede Estadual de Ensino, indicando, por meio de propostas, a necessidade de investir na modernização e ampliação dos sistemas integrados na sistemática do desempenho escolar do aluno da Educação Básica do Amazonas;
- definir diretrizes, mecanismos e estratégias para fortalecer a gestão escolar da rede estadual de ensino;
- submeter à apreciação do Departamento as diretrizes, estratégias e ações propostas para implementação de políticas de fortalecimento da gestão escolar;
- disseminar e implementar ações, mecanismos e estratégias de fortalecimento da gestão escolar;
- elaborar e executar o Plano de Trabalho para efetivar as ações planejadas por esta gerência;
- fortalecer a capacidade de gestão da Rede Estadual de Ensino, definindo o papel do gestor e administrador escolar na perspectiva da gestão democrática;
- elaborar com Departamento o perfil profissional de servidor para atuar como gestor e administrador escolar;
- definir indicador para mensurar o nível de complexidade da gestão escolar (porte da escola; número de turnos de funcionamento; complexidade das etapas ofertadas pela escola e número de etapas/modalidades oferecidas), da Educação Básica no estado do Amazonas;
- definir critérios de gratificação para a equipe gestora, baseados nos aspectos especificados no inciso XI;
- Implementar as diretrizes do Departamento, relacionadas ao processo de seleção do gestor e administrador escolar;
- colaborar com o Departamento na elaboração de competências necessárias para cargo/função de acordo com a área de atuação e as estratégias da instituição;
- definir estratégias e instrumentos para as ações da Gerência;
- definir metas e indicador para as ações planejadas pela Gerência;
- apresentar os principais resultados na execução das ações para o Departamento;
- estabelecer diretrizes e padronizar instrumentos, em regime de colaboração com as Coordenações, o Núcleo de Gestão Curricular, GER, GAEED e GEEI, para a elaboração do Projeto Político Pedagógico – PPP das escolas da rede;
- colaborar na definição de diretrizes com o Conselho Estadual de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), para a viabilização do Fundo estadual de incentivo ao cumprimento de metas da Educação Básica;
- atuar com o Departamento na definição de diretrizes e/ou cursos de formação inicial e continuada a serem oferecidos pelo CEPAN, para profissionais das áreas técnica e pedagógica a fim de fortalecer a gestão escolar;
- planejar e orientar, em conjunto com as Secretarias da Capital e Interior e Coordenadorias, ações que fortaleçam a comunicação entre Secretaria, Coordenadorias Distritais (CDEs), Regionais (CREs) e Gestão Escolar;
(re)alinhar as políticas de fortalecimento da gestão escolar; e
executar outras atribuições que lhes forem conferidas ou delegadas na sua área de atuação.
Gerência de Acompanhamento e Avaliação da Gestão Escolar (GAAGE)
Coordenação de Avaliação da Aprendizagem e Desempenho Educacional (CAADE)
Coordenação de Atenção à Saúde Psicossocial (CASP)