MEC e SEDUC oferecem três mil vagas em cursos para professores. Inscrições até sábado
O Ministério da Educação (MEC), juntamente com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), está com inscrições abertas para cursos de Formação Inicial direcionado a professores da rede pública de ensino.
Os interessados devem efetivar sua pré-inscrição até o dia 29 deste mês clicando no seguinte link: http://freire.mec.gov.br
Informações
São 1.190 vagas para cursos de primeira licenciatura, 1.920 vagas para segunda licenciatura e 35 vagas para complementação pedagógica, disponibilizadas nos municípios de Humaitá, Itacoatiara, Manacapuru, Manaus, Parintins, Tabatinga, Tefé, Benjamim Constant, Eirunepé, Lábrea e São Gabriel da Cachoeira.
Os cursos serão oferecidos pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), pelo Instituto Federal do Amazonas (Ifam) e pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em parceria com a Seduc.
Poderão se inscrever professores em exercício das escolas públicas estaduais e municipais sem formação adequada à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), já que o Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica contempla a categoria, oferecendo cursos superiores públicos e gratuitos. A iniciativa é resultado da ação conjunta entre MEC, Instituições Públicas de Educação Superior (IPES) e das Secretarias de Educação dos Estados e Municípios, no âmbito do Plano de Metas “Todos pela Educação” (PDE).
O professor interessado deverá se cadastrar e efetuar a sua pré-inscrição na Plataforma Freire, até o próximo sábado (dia 29), através do endereço eletrônico http://freire.mec.gov.br.
Para maiores esclarecimentos, o educador pode também entrar em contato com o Centro de Formação Profissional Pe. José Anchieta (CEPAN/Seduc) no horário da manhã, das 8h às 12h, através do telefone 3237-1735.
Plano Nacional de Formação
O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica é uma ação do Governo Federal, através das Instituições Federais Ufam e Ifam, em parceira com o Governo do Amazonas, por meio da Seduc e UEA.
A meta é propiciar a graduação em nível superior, na modalidade Licenciatura, a mais de 331 mil professores até o ano de 2012.