Centro de Mídias da Seduc vence o Prêmio e-Learning Brasil pelo terceiro ano consecutivo
Pelo terceiro ano consecutivo o Centro de Mídias da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) é vencedor e indicado como referência nacional no Prêmio E-Learning Brasil. O Prêmio é organizado pela MicroPower, com o patrocínio da Intel e Microsoft e destaca organizações corporativas e de ensino que utilizam os recursos tecnológicos na promoção do aprendizado contínuo de seus colaboradores e estudantes.
Esta será a oitava premiação que a Seduc recebe por esta iniciativa pioneira do Governo do Estado em ampliar e diversificar o atendimento aos alunos da rede pública de ensino, oferecendo uma educação inovadora e de qualidade, por meio de soluções tecnológicas e metodologias interativas. É também a terceira indicação consecutiva (2008/2009/2010) neste que é considerado o maior Prêmio de Educação a Distância e Tecnologia Educacional do país.
Além de ser vencedor concorrendo com projetos de várias regiões do Brasil, o Centro de Mídias da Seduc está habilitado para concorrer ainda a outra premiação, a “Star Educacional”, por ter apresentado melhorias significativas na gestão qualitativa do projeto em relação aos anos anteriores, como os resultados dos indicadores educacionais acima da média nacional e o uso de novas interfaces online para promover a formação e aprendizagem dos alunos e professores das comunidades rurais que são atendidas pelo Centro de Mídias no Ensino Médio Presencial com Mediação Tecnológica.
Para o Coordenador do Centro, professor José Augusto de Melo Neto, o prêmio é mais um importante reconhecimento ao esforço do Governo do Estado em utilizar recursos modernos e inovadores de educação e comunicação a distância com a finalidade de levar ensino de qualidade a comunidade rurais do Amazonas.
A cerimônia de premiação será realizada no dia 23 de junho em São Paulo, durante a edição especial de 10 anos do Congresso e-Learning Brasil, reconhecido internacionalmente como o maior evento de Educação e Tecnologia da América Latina, que contará com palestrantes renomados dos EUA, Holanda e Brasil, entre outros.
Centro de Mídias: aulas via-satélite para mil comunidades rurais do Amazonas
As aulas de Ensino Médio e Fundamental geradas via satélite para as comunidades rurais do Amazonas acontecem por meio do sistema de IPTV, com interatividade de som, imagens e dados. Em um conjunto de estúdios, que fica em Manaus, professores especialistas ministram as aulas que são transmitidas em tempo real para mil comunidades rurais do Amazonas.
Na outra ponta, um professor que desempenha o papel de mediador e facilitador, coordena as aulas na classe da comunidade rural. As aulas são todas minuciosamente planejadas por professores de cada disciplina, que utilizam recursos como trechos de filmes, obras de arte e animações em 3D para ilustrar suas aulas e facilitar a assimilação do conteúdo por parte dos alunos. Aproximadamente 25 mil estudantes são beneficiados pelo projeto em todo o Estado.
Projeto registra índice de abandono escolar sete vezes menor que o nacional
O índice de freqüência escolar dos estudantes que acompanham o projeto é um dos principais demonstrativos da qualidade do Centro de Mídias. Com 88,6% de aprovação e apenas 2,5% de abandono escolar entre 2008/2009, os números mostram que a iniciativa amazonense registra índice de abandono sete vezes menor que o nacional, que apontam, respectivamente, 75,3% de freqüência escolar e 14,10% de abandono.