Escola promove caminhada contra a violência sexual
Alunos e professores da Escola Estadual Thomé Raposo, localizada na Zona Oeste de Manaus, promoveram no último dia 18 de maio uma passeata pelas principais ruas do Conjunto Hiléia em razão do dia nacional de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes e o tráfico de pessoas. A iniciativa também teve o objetivo de divulgar o programa de ações integradas e referenciais de combate a prática (PAIR).
A caminhada foi realizada no período da manhã e seguiu orientando os alunos, pais e comunidade sobre as medidas preventivas desenvolvidas pela escola de sensibilização e mobilização da sociedade para redução da violência sexual infantil.
Segundo a direção da Escola Estadual Thomé Raposo, o dia nacional de enfrentamento foi criado para que a população possa refletir e pensar estratégicas de combate à prática.
Orientações à comunidade
As denúncias de crimes praticados contra crianças podem e devem ser efetuadas por meio do Disk 100. A ligação é gratuita e não é necessário se identificar para efetivar a denúncia.
Segundo dados da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH), em 2009, houve 9.638 registros de abuso sexual, 5.415 de exploração sexual, 229 de pornografia e 63 de tráfico de crianças no Brasil. Nos quatro primeiros meses de 2010, já foram contabilizadas cerca de quatro mil ocorrências de violência sexual contra meninos e meninas.