Image

ACESSIBILIDADE

ACESSIBILIDADE

ACESSIBILIDADE

Image
Image

Trabalhos do PCE são expostos no Amadeu Teixeira

Os 151 projetos de iniciação científica do Programa Ciência na Escola (PCE) estarão expostos na Arena Amadeu Teixeira nos dias 910 e 11 de março, das 8h às 17h. A Mostra reúne projetos em várias áreas do conhecimento desenvolvidos por escolas estaduais e municipais de Manaus e dos municípios de Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Careiro Castanho e Novo Airão.

Mais de 750 alunos bolsistas do programa e 151 professores coordenadores dos projetos se revezarão no evento. Cada projeto desenvolvido pelas escolas participantes se apresenta durante um turno, pela manhã ou tarde.

O Programa Ciência na Escola é coordenado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e Secretaria Municipal de Educação (Semed). No ano de 2009, a iniciativa contemplou 236 projetos, sendo 170 desenvolvidos por escolas estaduais do Amazonas, beneficiando 1160 professores, estudantes e técnicos administrativos com bolsas de apoio à pesquisa.

A Mostra faz parte da avaliação final 2009 de cada projeto que recebe apoio financeiro e pedagógico para desenvolver atividades científicas em várias instituições de ensino durante um ano. De acordo com o coordenador do Programa “Ciência na Escola” da Seduc, Eriberto Façanha, a iniciativa vem contribuindo na formação de estudantes do ensino fundamental e médio de escolas amazonenses. “Este ano, o edital de seleção do PCE prevê o atendimento de 180 projetos, só em escolas estaduais, 20 a mais que em 2009”, declarou.

Entre as escolas participantes da Mostra, estava o projeto “Processos Lúcidos no Ensino das Artes” da Escola Estadual de Tempo Integral Altair Severiano Nunes. Coordenado pela professora de Artes, Fávia Fernandes, a iniciativa, que é a primeira em parceria com o PCE promovida pela instituição, possui um enfoque ecológico ao confeccionar diversos instrumentos lúdicos que auxiliam no processo de ensino. “Com os nossos alunos desenvolvemos livros de poesias sobre a fauna amazônica, jogos de damas com os animais da região, reutilizamos materiais que iriam para o lixo para confeccionar quebra-cabeças do mapa do Brasil, entre outros objetos”, citou a professora.

De acordo com Fávia, os jogos lúcidos são bastante aceitos pelos alunos de 6º ao 9º ano, público que a escola trabalha. “Procuramos integrar o projeto com todas as disciplinas trabalhadas e estamos colhendo bons resultados como a melhora no desempenho e interesse dos estudantes”, afirmou.

Programa “Ciência na Escola”

Com três anos de funcionamento, o PCE é uma ação criada com vistas a fomentar a iniciação científica à pesquisa científica entre estudantes dos ensinos fundamental e médio das escolas públicas do Amazonas.

Ao apoiar a participação de professores e estudantes em projetos de pesquisa, o programa contribui com a formação continuada dos professores, além de despertar e incentivar a vocação científica dos estudantes de ensino público do Estado.

captura-de-tela-2022-02-09-as-01.26.171.png
Image
Image
Image
Back To Top
ChatboxWidget