Escolas da Seduc apresentam trabalhos de ‘Poesia, Cantigas e Brincadeiras de Roda’
Com o objetivo de divulgar a cultura brasileira, as escolas públicas estaduais da Zona Leste de Manaus promoveram nesta semana uma Mostra do projeto “Vamos Brincar de poesia, cantigas e brincadeiras de Roda”.
Nove escolas estaduais da Zona Leste foram selecionadas como as melhores atividades do projeto e se apresentaram durante a Mostra. Os alunos que participaram da programação recitaram poesias e cantigas e dividiram o palco com o integrante do grupo Raízes caboclas e coordenador do projeto, Osmar Oliveira.
A programação da Mostra foi desenvolvida a partir da cultura local de cada estado Brasileiro, entre as atividades estavam as apresentações “A árvore da floresta”, “O pescador” e “Revivendo o conto e o encanto das brincadeiras de roda”.
De acordo com Osmar Oliveira, a iniciativa trouxe uma parte da cultura brasileira pouco conhecida por crianças e adolescentes de Manaus. “Já desenvolvemos há quatro anos o programa e promovemos recitais nas escolas estimulando o jovem a declamar suas composições”, acrescentou.
Osmar afirmou o projeto é um modelo de educação que utiliza o lúdico e a natureza como ferramentas de trabalho do professor. “O mais importante é estimular o educador a utilizar essa metodologia em sala de aula, podendo trabalhar com sons da natureza e outros contextos amazônicos”, explicou.
O projeto pedagógico “Vamos brincar de poesia, cantigas e brincadeiras de Roda” é desenvolvido em todas as 31 escolas estaduais da zona leste de Manaus e pretende com sua aplicação abranger todos os níveis escolares, buscando através da sua prática, direcionar o professor no sentido de um trabalho de caráter interdisciplinar.
A iniciativa é voltada para a compreensão da necessidades de se explorar como recurso didático, todas as ferramentas que envolvem a leitura, a brincadeira e o cantar como forma de expressão e aproximação com o saber.