Estádio Vivaldo Lima recebe estudantes da rede pública
Mais de 350 alunos das escolas estaduais Princesa Isabel, Eunice Serrano e Francisca Botinely participaram ontem (26) da primeira de uma série de visitas que serão realizadas por estudantes da rede estadual ao Estádio Vivaldo Lima. O “Vivaldão”, que será demolido até fevereiro do próximo ano para dar lugar a Arena Poliesportiva que abrigará a Copa de Futebol de 2014, receberá um total de 1,4 mil alunos até a próxima semana.
Ao todo, serão realizadas quatro visitas coordenadas pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) e Fundação Vila Olímpica. Os estudantes terão a oportunidade de visitar as principais dependências do Estádio, tais como vestiários, túnel, capela, setor de imprensa, arquibancadas e gramado.
A programação iniciada ontem é orientada por profissionais de educação física e técnicos da área esportiva da Fundação Vila Olímpica. Além da visita técnica, os alunos conhecem um pouco da história do principal estádio amazonense, com informações fornecidas pelo professor Ariovalo Malizia.
Para o coordenador de educação física da Seduc, Ivo Carneiro, as atividades no estádio serão uma oportunidade de crianças e adolescentes se interarem ao mundo do esporte, conhecendo um pouco da história do futebol amazonense. “O Vivaldão foi inaugurado em 1970 e foi palco dos principais jogos do futebol do Amazonas. Com estas visitam reforçamos o interesse pelo esporte, que é uma das ações atividades de educação física realizada pela Seduc nas escolas”, disse.
De acordo com o secretário da Sejel, Júlio César Soares, a visita deve contribuir para valorização do esporte entre estudantes da educação básica. “Conhecendo um pouco da história, podemos incentivar esses alunos a praticarem alguma modalidade esportiva e quem sabe ser um atleta no futuro”, acrescentou.
Onze escolas conhecerão o estádio durante as visitas, sendo elas: Escolas Estaduais Princesa Isabel, Eunice Serrano, Francisca Botinelli, Roxanna Bonessi, Petrônio Portela, General Sampaio, Fueth Paulo Mourão, Deputado Josué Cláudio de Souza, Cacilda Braule, Marcantônio Vilaça e Aldeia do Conhecimento Ruth Prestes.