Encontro discute Merenda Escolar no Amazonas
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), através do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), promove hoje (29) e amanhã (30) o 1º Encontro da entidade. O evento que tem como objetivo discutir a política de merenda escolar no Amazonas está sendo realizado na Reitoria da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
Entre as atividades do encontro estão palestras sobre aspectos administrativos, logísticos e pedagógicos que envolvem a distribuição de merenda em escolas de educação básica no Estado. A análise e discussão dos gêneros alimentícios incluídos na merenda escolar também são pautas do encontro.
A Secretária Executiva de Estado de Educação, Sirlei Henrique, compareceu a abertura do encontro, abrindo oficialmente o evento. De acordo com ela, o Estado vem a cada ano destinando mais atenção as políticas ligadas à merenda de forma que o aluno possa participar da melhor forma das atividades pedagógicas.“Pensando na melhoria da qualidade da alimentação oferecida aos alunos da rede estadual, implementamos o projeto de regionalização da merenda que hoje atende todos os estudantes oferecendo pratos saudáveis, desenvolvidos com produtos do Amazonas”, acrescentou a Secretária.
Sirlei afirmou que o programa de regionalização da merenda, além de beneficiar os estudantes da rede estadual, fomenta a economia no Estado já que os produtos são adquiridos de pequenos produtores do interior do Amazonas. “Fazemos questão de comprar alimentos plantados em nossos municípios, gerando renda para a população”, disse.
O Presidente do Conselho, Raimundo Torres, comentou a que os participantes durante o encontro devem procurar soluções para os diferentes problemas que vem sendo enfrentados em relação a merenda escolar no Estado. “Um grande problema é a logística. O Amazonas recebe do Governo Federal o mesmo valor por aluno que outros Estados que são interligados por estrada. O meio de transporte mais utilizado na região amazônica é o barco, o que acarreta no aumento do frete em relação aos outros Estados”, explicou.
CAE
O Conselho de Alimentação Escolar tem o objetivo de fiscalizar a aplicação dos recursos transferidos. Além disso, zelar pela qualidade dos produtos, desde a compra até a distribuição nas escolas, prestando sempre atenção às boas práticas de higiene e sanitárias.