Jovens estudantes da rede pública estadual comemoram o bom desempenho nos Jogos Escolares do Amazonas e a classificação para a etapa nacional da competição
Com um total de 118 medalhas, sendo 41 de ouro, 29 de prata e 48 de bronze, além de 34 troféus conquistados, os estudantes garantiram a classificação nas modalidades de atletismo, badminton, futsal, judô, luta olímpica, tênis de mesa e xadrez e chegam para os Jogos Escolares da Juventude, em João Pessoa (PB), com grandes chances de medalha nas categorias infantil (12 a 14 anos), em setembro, e juvenil (15 a 17 anos), no mês de novembro.
Foco, superação e talento. Assim foi a participação das escolas públicas da Zona Leste de Manaus, da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC), na 39ª edição dos Jogos Escolares do Amazonas (JEAs), maior competição esportiva do Estado. Finalizado o campeonato, os estudantes-atletas garantiram 24 vagas na etapa nacional.
Os alunos estão matriculados nas escolas estaduais Cacilda Braule Pinto (Coroado); Antônio Nunes Jimenez (Zumbi); Maria Madalena Santana de Lima (Armando Mendes), Áurea Pinheiro Braga (CMPM IV), no Grande Vitória; e os Centros de Educação de Tempo Integral/CETIs Elisa Bessa Freire e Sérgio Alfredo Pessoa Figueiredo, no Jorge Teixeira e Cidade de Deus respectivamente.
Incentivo
Aos 13 anos de idade, a estudante do 8º ano do Ensino Fundamental do CMPM Áurea Braga, Layane Miranda da Silva, está entre os jovens atletas que tiveram excelente desempenho no JEAs e estão classificados para a etapa nacional. Ouro na luta olímpica e no futsal, a estudante disse estar contente com o resultado e se preparada para o campeonato em João Pessoa.
“Estou muito feliz com o resultado conquistado no JEAs, pois mesmo tendo sofrido uma lesão, consegui superar as dificuldades e garantir uma medalha de ouro. Estou confiante na etapa nacional, pois treinei e vou continuar treinando muito forte para alcançar um bom desempenho”, afirmou Layane Miranda, segundo lugar na luta olímpica no JEAs do ano passado, na categoria 52kg.
[caption id="attachment_10539" align="aligncenter" width="600"] Estudante Layane Miranda e equipe de Futsal da escola estadual Áurea Braga (CMPM IV)[/caption]A aluna contou que o esporte tem sido um diferencial em sua trajetória e treinará muito para realizar o seu maior sonho: ser campeã olímpica. “Na minha escola, o incentivo ao esporte é algo muito forte e isso me faz querer cada vez mais melhorar como atleta e, se Deus quiser, realizar o sonho de chegar aos Jogos Olímpicos 2024”, revelou Layane, que ainda competirá no futsal, modalidade na qual é estreante.
Superação
Outra estudante que adotou a prática esportiva como meta de vida é Amanda Cruz de Souza, 16, aluna do 2º ano do Ensino Médio do Centro de Educação de Tempo Integral/CETI Sérgio Alfredo Pessoa Figueiredo. Medalha de ouro pelo segundo ano consecutivo na modalidade lançamento de dardo, a jovem acredita que o esporte ainda trará grandes realizações em sua trajetória.
[caption id="attachment_10540" align="aligncenter" width="400"] Aluna Amanda Cruz, medalha de ouro no Lançamento de Dardo[/caption]“A minha história no esporte começou no CETI Elisa Bessa, quando uma professora descobriu o meu talento na modalidade e me incentivou a continuar treinando. Já passei por muitos problemas pessoais que fizeram querer desistir, mas quando começo a treinar, esses problemas desaparecem. Com o esporte já conquistei muitas coisas que jamais imaginei ter na vida e isso me faz querer ir mais longe”, ressaltou a estudante.
Classificada para os Jogos Escolares da Juventude pela segunda vez, Amanda afirmou que está bem mais confiante e dará o seu melhor para ser reconhecida nacionalmente. “Acredito que tenho boas condições de conseguir um bom resultado na competição esse ano, bem mais que nos jogos do ano passado”, falou.
Transformação
Estudos, treino funcional, musculação e judô. Essa é a rotina do estudante João Victor Moura, 16, aluno do 2º ano da escola estadual Maria Madalena. Incentivado pelo pai a treinar judô desde os cinco anos de idade, João Victor reconhece que o esporte tem mudado cada dia mais sua vida.
[caption id="attachment_10541" align="aligncenter" width="400"] Aluno João Victor, medalha de ouro no judô[/caption]“Confesso que não sentia gosto pelo judô, mesmo treinando desde os meus cinco anos. Em 2014, em uma das competições que participei, descobri que poderia chegar mais longe e mudei totalmente, passando de um aluno bagunceiro, para alguém que está determinado”, contou João Victor, medalha de ouro no judô na categoria -81kg.
Em sua quinta participação nos Jogos Escolares da Juventude, João também garantiu dar o seu melhor na disputa com os melhores da modalidade. “O esporte me faz sonhar com o gosto da vitória, por isso acredito que me preparando bem, terei oportunidade de alcançar um resultado favorável”, destacou o estudante, entusiasmado.
Garantidos para a fase nacional, os estudantes das modalidades de atletismo, badminton e luta olímpica na categoria infantil, embarcam para João Pessoa no próximo mês de setembro. Já os alunos classificados nas modalidades de atletismo, judô, luta olímpica, tênis de mesa e xadrez na categoria juvenil, viajam em novembro.
De acordo com Jorge Lelis, coordenador de Educação Física da Coordenadoria Distrital de Educação 5 da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC), responsável administrativamente pelas escolas da Zona Leste, o resultado é extremamente satisfatório para todos os professores que se esforçaram e acreditam no esporte como meio para revelar talentos.
“Esse resultado foi muito positivo e superou as nossas expectativas, pois é fruto de um trabalho intenso de preparação voltada ao esporte que realizamos com as escolas da Zona Leste. A quantidade de alunos medalhistas e classificados para a fase nacional da competição mostra que o investimento nos nossos alunos tem valido a pena”, afirmou o professor.
JEAs - Neste ano, a maior competição escolar do Amazonas, o JEAs contou com a participação de 869 atletas de 22 municípios do interior e 7.560 atletas da capital, competindo em 16 modalidades esportivas, dentre as quais: atletismo, ciclismo, xadrez, badminton, jiu-jítsu, judô, luta olímpica, tênis de mesa, vôlei de praia, voleibol, basquetebol, futsal, futebol de campo, ginástica rítmica, handebol e natação.