Seduc promove seminário de professores de Ensino Religioso
A Secretaria de Estado de Educação e da Qualidade do Ensino (Seduc), por meio do Departamento de Políticas e Programas Educacionais (Deppe) e sua Gerência de Ensino Fundamental, iniciou a programação do IV Seminário de Professores de Ensino Religioso do Amazonas (Seperam), nesta quinta-feira, 18 de agosto.
O evento possui como parceiros a Secretaria Municipal de Educação (Semed), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Faculdade Boas Novas e a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc). Na Seduc, o seminário é coordenado pelos professores Nilza Suzano e Francisco Palheta.
O evento foi iniciado na manhã desta quinta-feira, com uma palestra intitulada como “Concepções e práticas pedagógicas do Ensino Religioso: Desafios a partir da Base Nacional Comum Curricular” que teve como conferencista o professor Doutor, Leonel Piovezzana, do Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso (Fonaper) e como mediadora, a professora Doutora, Rosângela Siqueira, da Semed. Para a realização dessa conferência de abertura foi realizado uma transmissão do evento por meio do Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam) da Seduc para 45 municípios do interior do Estado.
A mesma conferência será promovida na abertura do evento que será realizada nesta quinta-feira (18), às 18h, na Faculdade Boas Novas, localizada na Avenida General Rodrigo Otávio, 1.655, bairro Japiim, zona sul de Manaus.
A 4ª edição do seminário é voltada para aproximadamente 389 pessoas, sendo 389 professores do componente curricular de Ensino Religioso das redes estadual e municipal de educação e 59 alunos do Plano Nacional de Formação dos Professores de Educação Básica (Parfor) da UEA.
O público-alvo do evento são os professores, estudantes, pesquisadores, representantes de movimentos sociais, ONGs e instituições religiosas e demais profissionais interessados no componente curricular de Ensino Religioso.
O evento tem como objetivo proporcionar aos professores que trabalham com o componente curricular do Ensino Religioso, o conhecimento, a análise do conhecimento religioso construído nas diversas religiosidades presentes no Amazonas, interligando saberes a partir das Ciências da Religião para melhorar a prática pedagógica, de acordo com a constituição e demais Legislação da educação.
A programação do evento será realizada até o próximo sábado com diversas mesas temáticas que abordarão assuntos como “Metodologias e Práticas Pedagógicas no Ensino Religioso”, “Bullying por motivação religiosa e não religiosa”, “Estado laico, espaço democrático e o Ensino Religioso”, entre outros.
A professora Nilza Suzano, uma das responsáveis pela coordenação do seminário pela Seduc, disse que o ensino religioso é importante, pois contribui com a formação do conhecimento.
“O ensino religioso contribui com o processo do conhecimento integral da vida humana, ajudando no contexto das tradições cultural e religiosa, compreendendo o conhecimento de si próprio e do outro como desafio de um mundo complexo do pluralismo religioso. Propicia a aprendizagem significativa dos elementos que compõem o fenômeno religioso”, disse.