Seduc promove oficina de jogos de alfabetização matemática
Aproximadamente 280 docentes de sete coordenadorias distritais, além dos professores do município de Manacapuru, participam da "Oficina de Jogos de Alfabetização Matemática", que teve início nesta quarta-feira (17) e segue até o dia 9 de setembro. O objetivo da realização das oficinas é a construção de jogos que auxiliem o professor no desenvolvimento do currículo da alfabetização matemática.
As oficinas são realizadas pela Gerência do Ensino Fundamental, vinculada à Secretaria de Estado de Educação e da Qualidade do Ensino (Seduc), e contempla 40 docentes por coordenadoria. No município de Manacapuru a data ainda será definida. As oficinas possuem uma carga horária de 8 horas.
O público-alvo das oficinas são os professores do I ciclo dos anos inicias do Ensino Fundamental e que não participaram da formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic).
São destacados no cronograma da oficina a importância do lúdico para o processo de aprendizagem dos estudantes; conhecer os objetivos, regras e dinâmica dos jogos que fazem parte da ementa da oficina; e vivenciar na prática os jogos confeccionados durante a atividade proposta.
No conteúdo programático serão trabalhados alguns eixos, dentre eles: número e operações; geometria; grandezas e medidas; estatística e probabilidade; e álgebra e funções.
As formações encerram com uma avaliação feita pelos próprios professores participantes, por meio de um instrumento elaborado e aplicado pela Gerência de Avaliação de Formações do Centro de Formação Profissional Padre José Anchieta (Cepan). De acordo com a gerente do Ensino Fundamental I, Nelyzabel Carneiro, a formação é importante para auxiliar os professores quanto às práticas metodológicas que podem ser aplicadas com os alunos em sala de aula. “Do ponto de vista didático a formação é importante para subsidiar os professores em práticas metodológicas voltadas para a alfabetização matemática assim como o desenvolvimento integrado de conhecimentos e habilidades sociais, físicas e cognitivas dos alunos”, contou.
Após a formação, os professores participantes das oficinas poderão desenvolver e aplicar a metodologia de jogos no ensino da matemática em sala de aula para seus alunos. As formadoras dessas oficinas são as professoras Florisbela Cardoso e Aline Almeida.