Image

ACESSIBILIDADE

ACESSIBILIDADE

ACESSIBILIDADE

Image
Image

Com 54 anos, pedagogo da rede estadual do Amazonas disputará campeonato de Atletismo em Minas Gerais

Pedagogo de formação, o amazonense e funcionário público Daniel Martins, 54, tem encontrado no esporte a motivação que precisava para alcançar uma maior qualidade vida. Ao eleger o atletismo como instrumento para vencer o sedentarismo, em apenas dois anos de treinamento Daniel foi além deste objetivo traçado e com várias conquistas na modalidade prepara-se agora para participar do 13º Troféu Brasil de Atletismo Máster, que acontece em junho deste ano, em Belo Horizonte (Minas Gerais). Servidor público estadual da Educação, Daniel Martins já contabiliza participações e vitórias em competições regionais e nacionais e revela que esforço e dedicação são elementos fundamentais para alcançar grandes feitos. “Devido a problemas de saúde como hipertensão e também baixa auto-estima, vi o esporte como uma saída para vencer o sedentarismo e perder peso sem ter que recorrer a medicamentos. As competições foram consequência deste planejamento. Comecei com caminhadas, partindo, em seguida, para treinamentos na Fundação Vila Olímpica, o que me abriu muitas portas”, contou o atleta. A determinação e a intensiva jornada de treinamentos garantiu a Daniel um convite da Associação de Atletismo Master do Amazonas para integrar a equipe que representaria o Amazonas no IV Torneio de Atletismo Máster, ocorrido em 2013, em Taubaté, interior de São Paulo. O pedagogo conquistou medalha de prata nos 100m, além de medalha de bronze no revezamento 4x100m e prata nos 200m. Segundo Daniel, a competição foi determinante em sua vida, pois o qualificou para fazer parte da Seleção Amazonense de Atletismo Máster da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), ocupando, inclusive, a 3ª posição no ranking brasileiro de 100 metros no atletismo máster, aos 50 anos. Conquistas Recentemente, o atleta participou do XVII Campeonato Brasileiro de Atletismo Máster, realizado nos dias 30 de maio e 1º de junho na cidade de João Pessoa, na Paraíba. Na competição, Daniel conquistou o segundo lugar e o sexto melhor tempo no ranking dos dez melhores tempos, além da medalha de prata na categoria 100 metros e medalha de bronze no revezamento 4x100m. Agora, ele se prepara para participar do 13º Troféu Brasil de Atletismo Máster, em que competirá nas categorias 100m, 400m, 100 metros com barreiras, 800 metros e revezamento 4x100m. De acordo com o atleta, as expectativas são as melhores possíveis. “Estou me preparando de forma intensa para esta competição. Minha expectativa é conseguir uma boa pontuação. Sei que é difícil, pois estou competindo há apenas dois anos e concorrendo com atletas que já foram campeões sul-americanos. Para mim, estar com a minha idade e conquistando bons resultados, é um elemento motivador para essa e outras competições que virão”, explicou o atleta, reforçando que tem realizado um treinamento intensivo de segunda a sexta-feira na Vila Olímpica de Manaus. Aos que pensam em seguir seu mesmo exemplo e dar os primeiros passos no ramo do atletismo, Daniel deixa o seu recado motivacional: “Em dois anos, foram muitos campeonatos e mais de 20 medalhas conquistadas. Eu diria que o esporte, em um quadro de necessidades pessoais, deveria ser incluído na vida como uma prática comum, diária. Vivemos em um mundo que nos força a estar muito tempo parado e isso, aos poucos, leva ao sedentarismo. Para praticar esporte, basta apenas motivação, com isso, você evita problemas de saúde como insônia, estresse e obesidade. O esporte é o melhor remédio que existe para adquirir qualidade de vida”, ressaltou Daniel. Competição O Troféu Brasil de Atletismo Master reúne mais de mil atletas masters (acima de 30 anos) de 16 estados brasileiros, distribuídos em 14 categorias masculinas e 14 femininas distribuídas em 29 provas. Atletas com recordes mundiais e ex-atletas olímpicos estarão participando.
captura-de-tela-2022-02-09-as-01.26.171.png
Image
Image
Image
Back To Top
ChatboxWidget