Seduc projeta plano de ação para impulsionar indicadores educacionais
Tendo como objetivo elevar os indicadores educacionais da rede pública estadual a partir da adoção de medidas pedagógicas e de gestão, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) está trabalhando na construção de um plano de ação e assessoramento
às suas escolas. O trabalho terá como foco a qualificação das unidades de ensino para a participação em avaliações externas realizadas em larga escala, como a Prova Brasil, prevista para ser aplicada em novembro deste ano.
O projeto, que inclui a formação continuada de professores e a disposição de simulados preparatórios para alunos, foi reforçado nesta semana com reuniões técnicas realizadas com responsáveis pelas gestões escolares. O ciclo de reuniões, que somente nesta semana deve abranger 30 escolas está sendo conduzido pelo secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva.
Na primeira rodada de reuniões com gestores, ocorrida na tarde desta terça-feira (5), o titular da Seduc ressaltou que o foco na obtenção por resultados satisfatórios em avaliações externas é um fator a mais para impulsionar a qualidade dos serviços pedagógicos. “O foco é a garantia do pleno aprendizado dos alunos. A participação em avaliações é um fator motivador para assegurarmos esse objetivo”, frisou o secretário.
Para o secretário Rossieli Soares, no contexto da educação pública, a avaliação é um instrumento eficaz e necessário para a qualificação. “A avaliação possibilita uma reflexão e sugere ações de melhoria. Por esse motivo incorporamos a prática avaliativa na gestão estadual, implantando e aprimorando o nosso sistema próprio de avaliação, que é o Sadeam (Sistema de Avaliação do Desempenho Educacional do Amazonas)”, frisou o secretário.
Indicadores em evolução – Avaliações nacionais e estaduais realizadas com o intuito único de diagnosticar o nível de qualidade das redes públicas de educação tem apontado uma evolução significativa dos indicadores das escolas da rede pública estadual do Amazonas.
A evolução destes indicadores regionais pode ser constatada por meio de sistemas de avaliação externo e realizados em larga escala, como o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) – que gera o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) – e também pelo Sistema de Avaliação do Desempenho Educacional do Amazonas (Sadeam).
De acordo com os dados apresentados no último semestre do ano passado, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), a rede pública estadual do Amazonas superou todas as metas previstas pelo Governo Federal. Igualmente ao Amazonas, somente dois outros Estados conseguiram este feito: Goiás e Pernambuco.
Os índices do último Ideb revelam que no Ensino Fundamental “Anos Iniciais” (correspondente ao ensino do 1º ao 5º ano) a média geral alcançada pela rede pública estadual do Amazonas foi “5,1”, superior à média “4,4” projetada para a rede estadual para este Ideb.
No Ensino Fundamental “Anos Finais” (correspondente ao ensino do 6º ao 9º ano) o resultado da rede também foi positivo, atingindo a média “3,9”, superior à média “3,5” projetada para o Estado pelo Ministério da Educação.
No Ensino Médio, por sua vez, a média da rede estadual do Amazonas foi de “3,0”, superando, também a média projetada pelo Governo Federal que seria de “2,8”.