Em workshop educacional, escolas estaduais compartilham experiências de impacto pedagógico no ensino público
Para divulgar e socializar práticas pedagógicas e experiências educacionais bem sucedidas na esfera pública educacional, as escolas públicas estaduais da zona centro-oeste de Manaus promoveram o “I Workshop para Socialização das Práticas Pedagógicas no Ensino Fundamental”.
O Workshop, realizado no auditório da escola estadual de Tempo Integral Gonçalves Dias, localizada no bairro Dom Pedro, contou com a participação de professores, técnicos, gestores e pedagogos de todas as escolas administradas pela Coordenadoria Distrital de Educação 3 que oferecem a modalidade de 1º ao 5º ano.
O evento foi marcado pela exposição e apresentação de trabalhos desenvolvidos pelas escolas em programas como “Rede de Letras”, “Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa” e outros.
Segundo a Coordenadora Adjunta Pedagógica do Distrito 3 da Seduc, Valcilene da Silva Vieira, o momento foi favorável para a troca de experiência entre os educadores, através de projetos voltados para a disciplina de Matemática. “Temos desenvolvido práticas pedagógicas exitosas em nossas escolas e é importante divulgar tais práticas, a fim de que elas possam servir como exemplo para outras escolas e possamos, dessa forma, melhorar cada vez mais a qualidade do nosso ensino. Esse momento é muito enriquecedor”, ressaltou Valcilene.
Práticas diferenciadas
Na escola estadual de Tempo Integral Gonçalves Dias, a professora Jane Simões investe em recursos lúdicos para garantir uma aprendizagem mais eficaz na disciplina de Matemática. Segundo ela, a utilização desses recursos tem contribuído significativamente para a melhora no rendimento escolar dos estudantes.
“Buscamos trabalhar com práticas pedagógicas que despertem o interesse dos nossos alunos pelo conhecimento e, no ensino da Matemática, temos tido sucesso ao utilizar recursos lúdicos -tais como jogos educacionais - nesse processo de ensino-aprendizagem. Nós, como educadores, temos que trabalhar sempre com novos caminhos, novas metodologias, promovendo um ensino de excelência para nossas crianças”, ressaltou a professora Jane Simões.
Para a Coordenadora do Distrito 3, Hellen Maciel, a oportunidade da troca de experiências pedagógicas foi o ponto alto do evento. “Temos trabalhos parecidos nas nossas escolas, mas temos também particularidades na alfabetização das crianças e é importante que os professores possam trocar essas experiências, a fim de aprimorar a qualidade do ensino”, afirmou a coordenadora.
Administrada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a Coordenadoria Distrital de Educação 3 é responsável pelo assessoramento pedagógico de 36 escolas em Manaus.