Seduc promove encontro pedagógico e instrutivo direcionado a pais e familiares de estudantes com autismo
Para celebrar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, que será comemorado no dia 2 de abril, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realizou nesta semana um encontro pedagógico e instrutivo direcionado aos pais e familiares de estudantes autistas matriculados nas escolas da rede pública estadual.
O encontro aconteceu na última segunda-feira (30) na escola estadual Barão do Rio Branco, localizada na Avenida Joaquim Nabuco, reunindo pais, familiares e professores que atuam no atendimento específico nas escolas inclusivas da rede estadual.
Na atividade, os participantes acompanharam uma palestra sobre o tema “Autismo” ministrada pelo especialista Dr. Francisco Tussolini, que destacou a iniciativa da Seduc em disponibilizar orientações sobre o tema. “Encontros como este são importantes para que a sociedade compreenda o que é o autismo e conheça quais são as melhores maneiras de conduzir a educação de crianças e jovens autistas”, disse.
Durante o encontro a Seduc lançou, também, uma cartilha instrutiva sobre o Autismo com instruções educacionais direcionadas as pais e familiares.
Para Regilene Siqueira, cujo filho é autista e é aluno da escola estadual Princesa Isabel, o encontro foi bastante proveitoso. “Fiz questão de participar para buscar informações, principalmente no que diz respeito à forma de lidar com o meu filho, para que ele melhore tanto na escola, quanto no relacionamento com a família e amigos”, relatou.
Autismo
Associado ou não a causas orgânicas, o autismo é reconhecível pelos sintomas que impedem ou dificultam seriamente a capacidade comunicativa e de estabelecimento de laços sociais. É também observado como uma disfunção que afeta a capacidade de comunicação das pessoas, alterando também a forma como ela se comporta e estabelece relacionamentos.
Conforme especialistas, a ausência de linguagem, a insensibilidade à dor ou a falta de sensação de perigo, são alguns dos sintomas que mostram o isolamento da criança ou do adulto em relação ao mundo que o rodeia.
Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) no ano de 2007, o Dia Mundial da Conscientização do Autismo – 2 de abril – chama a atenção para a necessidade de iniciativas voltadas para a promoção de um entendimento e esclarecimento sobre o assunto.
No encontro organizado pela Seduc também foram divulgadas ações pedagógicas bem sucedidas, evidenciando casos concretos de inclusão de alunos autistas em escolas de ensino convencional.