Jovens atletas da rede pública estadual recebem visita de Alexandre Ramos, fisioterapeuta da Seleção Brasileira Feminina de Vôlei
Promovendo bem-estar e qualidade de vida por meio da prática do esporte, o Instituto Amazonense de Aprimoramento de Ensino em Saúde (Iapes) promoveu, na última sexta-feira, 7 , uma palestra educativa com o fisioterapeuta da Seleção Feminina de Vôlei, Alexandre Ramos. O evento aconteceu no Instituto de Educação do Amazonas (IEA), localizado na zona sul de Manaus.
A palestra esteve direcionada aos estudantes do IEA, com suas respectivas equipes de voleibol masculino e feminino, destaques na última edição dos Jogos Escolares do Amazonas (JEAs), além dos atletas de vôlei masculino do Colégio Brasileiro Pedro Silvestre, que participarão dos Jogos Estudantis Brasileiros (JEBs), competição nacional que acontece entre os dias 10 e 16 de novembro, em João Pessoa.
Segundo a gestora do IEA, professora Shirley Souza, a palestra foi muito benéfica para os estudantes, que estão empenhados na prática do esporte, especialmente na modalidade do voleibol. “Aqui na instituição nós incentivamos bastante a prática do esporte porque acreditamos muito nos benefícios que possa trazer para os nossos jovens. A palestra foi primordial para que os alunos compreendessem a importância do preparo físico a fim de tornar a prática do esporte prazerosa”, afirmou.
Experiência - Alexandre Ramos, que é medalhista de ouro das Olimpíadas de Londres 2012 e do Gran Prix Mundial 2014, esteve em Manaus para ministrar um curso na área de Fisioterapia Esportiva. É a segunda vez que o profissional visita a capital para ministrar cursos e repassar a experiência que adquiriu no trabalho desenvolvido com a equipe multidisciplinar da Seleção Brasileira de Vôlei Feminino.
[caption id="attachment_6157" align="aligncenter" width="614"] Fisioterapeuta da Seleção Feminina de Vôlei, Alexandre Ramos, palestrou para jovens estudantes do IEA.[/caption]
Na ocasião, Alexandre aproveitou a oportunidade para conversar com os estudantes e dar dicas sobre condicionamento físico, qualidade de vida por meio da prática do esporte, além de ensinar algumas técnicas de preparo físico que podem ser realizadas antes das competições.
“É muito gratificante estar aqui, convivendo com o pessoal que trabalha com vôlei, os alunos que participam das competições. A ideia hoje aqui é mostrar que o vôlei, apesar de ser inclusivo, é também um esporte que machuca um pouco, mas que existem alternativas para tentar melhorar o seu desempenho através de exercícios simples, como o cuidado com o corpo”, explicou Alexandre Ramos. Motivação - Para o aluno do 2º ano do ensino médio do Colégio Brasileiro Pedro Silvestre, Allan Maciel, que se prepara para o JEBs, a palestra é um momento de aprendizado e motivação, que o ajudará muito na competição. “Nós temos nos preparado física e psicologicamente para a competição e esse momento aqui é muito importante para adquirirmos um conhecimento a mais que será fundamental para a competição que iremos participar”, comentou o estudante.