Alunos de Parintins ganham espaço na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Com a missão de representar a rede pública estadual de ensino do interior do Estado na 11ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), os alunos do Centro de Ensino de Tempo Integral (Ceti) Deputado Gláucio Gonçalves, localizado em Parintins, apresentaram ao público três trabalhos desenvolvidos na instituição por meio do Programa Ciência na Escola (PCE). A exposição foi realizada na área da Feira de Ciências da Amazônia que, no total, reuniu 23 projetos de alunos em escolas da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
Para os 12 participantes, entre alunos e professores, essa foi a primeira vez que um trabalho feito em sala de aula ganhou espaço e público diferenciado. Segundo a coordenadora do PCE junto à Seduc, Simara Andrade, a participação dos alunos de Parintins expõe o investimento que vem sendo feito para que a população do interior tenha acesso e se interesse pela pesquisa, ciência e tecnologia.
[caption id="attachment_6141" align="aligncenter" width="614"] Jogo de Biologia criado por alunos é levado para o estande da Seduc na SCTN[/caption]
"Nosso objetivo é interiorizar o PCE. Queremos fazer com que os estudantes e professores reconheçam a necessidade de se envolver com questões ligadas à pesquisa e, principalmente, à ciência e tecnologia para quebrar aquele preconceito de que só estando na capital isso é possível”, disse.
Encantada com a aceitação do público, Deisiane Moraes, 16 anos, que cursa o 2º ano do ensino médio chamou a atenção com o projeto “Uso de materiais recicláveis no ensino da Geometria”. A proposta do projeto desenvolvido por ela é despertar nos estudantes o interesse pelo conteúdo da Matemática. Para isso ela utiliza materiais recicláveis e conceitos da geometria para a produção de peças como chapéu, porta-lápis, poliedro, entre outros. Por atingir de maneira proveitosa os alunos da escola, o trabalho já está sendo desenvolvido em outras unidades de ensino na cidade com o mesmo objetivo. “Tudo isso se deu por conta do resultado. Em um ano nossos professores avaliaram que o rendimento melhorou muito e eles atribuem parte desse sucesso a essa forma criativa de ensinar e aprender”, ressaltou Deisiane. Educação Patrimonial - A professora de História do Ceti, Jéssica Dayse Souza, expôs o trabalho “Educação Patrimonial através do estudo do memorial e história de Parintins” que foi desenvolvido na escola com a ajuda de outros 6 alunos. A ideia, segundo ela, surgiu de um questionamento feito em sala de aula. “Parintins tem muito o que preservar na sua história, mas está tudo perdido. A maioria da população não conhece os significados de monumentos, como foram construídas praças e o histórico de muitos prédios espalhados pela cidade”, lembrou Jéssica. [caption id="attachment_6140" align="aligncenter" width="614"] Com a temática “Educação Ambiental e o ensino da Geografia” professora expõe trabalho na SCTN[/caption]Ensino da Geografia - Falando sobre a necessidade de desenvolver nos professores a vontade de mudanças em relação ao ambiente em que ensinam, a professora de Geografia, Fernanda Lima, desenvolveu o projeto “Educação Ambiental e o ensino da Geografia”. O trabalho que levou a professora a sua primeira participação em um evento do gênero tem desafiado principalmente os professores. Segundo ela, o projeto criou meios para que fosse desenvolvido um jardim na escola com o objetivo de auxiliar os professores de Geografia nas aulas.
“Hoje o espaço que era inútil para os alunos devido a sujeira que eles mesmos faziam é utilizado para aulas que eles podem falar sobre o solo, a modificação do espaço e muitos outros conteúdos. Tudo isso depende apenas da criatividade do professor”.