Em Manacapuru, mais de 3 mil pessoas prestigiam as programações do Balaio Cultural da Educação
Como parte da programação do Balaio Cultural da Educação para Interior do Amazonas, cerca de 3 mil pessoas entre alunos e professores prestigiaram o evento no município de Manacapuru (distante a 68 quilômetros de Manaus).
A programação idealizada pelo Governo do Amazonas e promovida pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) iniciou no último dia 7 de julho em Manaus a qual cumpre um circuito que integram vários municípios do interior.
A edição do Balaio Cultural da Educação em Manacapuru contou com a participação especial do pedagogo Roberto Carlos Ramos, considerado pela UNESCO um dos dez maiores contadores de histórias da atualidade.
O pedagogo emocionou a todos com sua história de vida que rendeu uma elogiada produção cinematográfica, sucesso de críticas nas principais capitais brasileiras e diversos países no mundo.
[caption id="attachment_5630" align="aligncenter" width="600"] Secretário da Seduc, Rossieli Soares da Silva abriu o evento cultural recepcionando professores, alunos e comunitários[/caption]
Para a coordenadora educacional de Manacapuru, Laurinete Rodrigues a programação foi um momento ímpar para município. “Só temos que agradecer essa iniciativa do Balaio Cultural em nossa cidade por trazer uma pessoa exemplar como Roberto Carlos Ramos”, elogiou.
Para a estudante Aline Souza, 14, a história de vida do pedagogo é mais um motivo para mudanças positivas. “É uma história triste e ao mesmo tempo linda, o carisma dele é o que me encantou mais mesmo contando uma parte complicada da vida dele. Histórias assim são exemplos que temos que levar em nosso dia a dia”, falou.
Após Manacapuru o balaio cultura percorrerá ainda os municípios de Coari, Itacoatiara, Maués e com término das atividades em Parintins nesta sexta-feira, dia 11 de julho.
Repasse de tablets educacionais
A abertura do Balaio Cultural marcou um momento importante no município com repasse dos tablets destinados aos professores e escolas do 3º ano do ensino médio em Manacapuru. Na ocasião os materiais também foram repassados para Caapiranga, Novo Airão, Iranduba e Beruri.
“Nossa meta é realizar a entrega de 17 mil tablets para professores e 55 mil para escolas de ensino médio na capital e no interior. O equipamento é mais um aliado no processo de ensino aprendizagem que auxiliará de forma eficaz na rotina educacional em nossas escolas da rede”, falou em Manacapuru o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva.
[caption id="attachment_5631" align="aligncenter" width="600"] Equipamentos tecnológicos foram repassados às escolas[/caption]
O Palestrante
Roberto Carlos Ramos é pedagogo com mestrado pela Universidade Estadual de Campinas, e um dos mais requisitados palestrantes do país. Pós-graduado em literatura infantil, ele também é um contador de histórias profissional, capaz de prender a atenção de crianças e adultos.
Em 2001, foi eleito como um dos dez maiores contadores de histórias da atualidade em Seattle, nos Estados Unidos. Em 2008, sua história de vida ganhou destaque nas telas do cinema com o filme “O Contador de Histórias” de Luiz Villaça. Baseado na história de vida de Roberto Carlos Ramos, o filme conta a história de como o afeto pode transformar a realidade.