Escolas da Coordenadoria Distrital 1 apostam em projetos literários para incentivar a prática da leitura
Atividades que visam incentivar o hábito da leitura e da escrita fazem parte dos projetos pedagógicos das escolas públicas estaduais de ensino. Sob o assessoramento da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), com esta finalidade, muitas unidades de ensino estão usando da criatividade para alcançar seus objetivos.
“Sarau literário”, “Trilhando para o Sucesso na Aprendizagem da Leitura e da Escrita”, “Cônego Arte Poesia: despertando a leitura”, “Resgatando a leitura como fonte de prazer e desenvolvimento”, “Leitura e interpretação de poesias” e “Mostras de produção de textos através da dança, teatro, poesia” são algumas das iniciativas organizadas pelas escolas da Coordenadoria Distrital 1 da Seduc em Manaus.
Conforme a coordenadora distrital, Chirley Costa, os projetos atendem tanto a alunos do ensino fundamental quanto aos do ensino médio. “Além de contribuir no desenvolvimento intelectual, essas atividades formam leitores competentes em diferentes situações do uso da Língua Portuguesa”, afirmou à coordenadora.
Um dos projetos bem sucedidos é o “Trilhando para o Sucesso na Aprendizagem da Leitura e da Escrita”, que vem sendo desenvolvido pela escola estadual de tempo integral Helena Araújo. O projeto alcança 148 crianças matriculadas entre o 1º e o 5º ano do ensino fundamental.
A pedagoga e idealizadora do projeto, professora Raymunda Luciete Brasil, conta que o incentivo à leitura ajudou a melhorar o desempenho dos alunos na disciplina de Língua Portuguesa. “O projeto foi desenvolvido pensando em melhorar o rendimento dos estudantes e despertando neles o gosto pela literatura”, destaca.
Raymunda Luciete explicou ainda que em sua metodologia o projeto ocorre de forma interdisciplinar, com professores de várias disciplinas contribuindo de forma direta no desenvolvimento das oficinas. “Oferecemos temáticas de acordo com o nível de desenvolvimento sócio-cognitivo dos alunos. Esse processo nos assegura o avanço na aprendizagem deles”, afirmou ela.
Para uma melhor compreensão do aluno, o projeto é aplicado em quatro etapas que inicia no começo do ano com a realização de oficinas e culmina com a realização de uma mostra cultural na qual participa toda a comunidade escolar.
Aplicado em quatro fases, o projeto oferece atividades com apresentações de trabalhos voltados à Literatura Clássica Infantil, Biografias, Fábulas, Literatura de Cordel, Música, Canções, Poemas, Notícias, Lendas, Trava-Língua, Quadrinhos, Receitas, Cartas, Bilhetes, Cartões Postais e outros tipos de gêneros da Mídia.
Outro projeto desenvolvido com êxito é o “Sarau Literário” voltado para alunos do ensino médio. O projeto vem sendo aplicado em muitas escolas, dentre as quais o Instituto de Educação do Amazonas (IEA). Nesta instituição o próximo sarau ocorrerá no dia 03 de outubro e antecipando-se à realização do evento, alunos e professores já desenvolvem atividades voltadas para a produção de poesias e músicas.
Alguns dos projetos de literatura desenvolvidos por escolas da Coordenadoria Distrital 1
1. Projeto: Projeto de leitura interdisciplinar: mostras de produção de textos através da dança, teatro, poesia.
E.E. Vicente Schettini ( Ensino Médio)
Data de realização: 17 ao 19/09
2. Projeto: Sarau literário
Escola: I.E.A. (Ensino Médio)
Data de realização: 03/10/2014
3. Projeto: Cônego Arte Poesia: despertando a leitura
E.E. Cônego Azevedo (Fundamental)
Data de realização: 28 /10/14
4. Projeto: Trilhando para o Sucesso na Aprendizagem da Leitura e da Escrita
Centro Integrado de Tempo Integral (Ceti) Helena Araújo
Data de realização: 19/11/14
5. Projeto: Resgatando a leitura como fonte de prazer e desenvolvimento
E.E. Izabel Barroncas (Fundamental)
Data de realização: previsão, mês de Novembro
6. Projeto: Leitura e interpretação de poesias
E.E. Plácido Serrano (Fundamental)
Data de realização: 11/12/14