Escola de atendimento especial promove a inclusão por meio da arte
Objetivando criar um ambiente lúdico com as expressões artísticas favorecendo a inclusão social, a escola estadual Manoel Marçal promoveu sua ‘I Mostra de Arte e Tecnologia’. Localizada no bairro da Cachoeirinha, na zona sul de Manaus, a escola oferece atendimento especial a 74 estudantes com deficiências múltiplas.
Conforme a direção da escola, a mostra buscou fazer da Unidade de Ensino um ambiente de produção artística permitindo que o estudante utilizasse sua imaginação na confecção de trabalhos que favorecessem sua criatividade e aprendizagem. “A estimulação das crianças para a realização de atividades lúdicas foi trabalhada em todas as atividades propostas, incentivando-as a desenvolver suas habilidades com prazer e vivacidade”, explicou a gestora da escola, professora Aida Greice Ramos.
Na programação temática que envolveu estudantes dos turnos matutino e vespertino a escola estadual Manoel Marçal promoveu as oficinas “Pintando o 7 com PET”, orientada pela professora Jeane Nascimento; “Artes em CDs”, orientada pela professora Marisley Dôce e “Fazendo Arte com Pés e Mãos”, coordenada pela professora Márcia Fonseca.
Os trabalhos foram apresentados aos familiares e comunitários e o evento foi prestigiado pela representante da Seduc e coordenadora do Distrito 1, professora Alcinéia Albuquerque.
Inclusão Social
O Governo do Estado, por meio da Seduc oferece, em 2012, atendimento escolar a 2.788 estudantes especiais no Amazonas, sendo 2.199 em processo de inclusão em escolas convencionais e 589 em escolas de atendimento específico.
Além da escola estadual Manoel Marçal, oferecem atendimento específico as escolas estaduais Augusto Carneiro dos Santos, Diofanto Vieira e Joana Rodrigues. A Seduc também dispõe do Centro de Atendimento Educacional Específico Mayara Redmann Abdel Aziz e firma parcerias com as APAES e com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped).