Município de Eirunepé ganhará seu primeiro Centro de Educação de Tempo Integral
O município de Eirunepé, localizado na calha do Rio Juruá e distante 1.160 Km de Manaus será contemplado com um Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) e também com uma nova escola padrão. O anúncio dos dois novos empreendimentos do Governo do Estado foi feito pelo secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva, em visita ao município neste final de semana.
De acordo com o secretário da Seduc os procedimentos licitatórios e de desapropriações de terrenos para a construção dos dois empreendimentos educacionais serão iniciados pelo Governo do Estado nos próximos dias. “Por determinação do governador Omar Aziz daremos início às obras em benefício de Eirunepé. A meta é entregarmos as duas novas escolas em 2013”, anunciou Rossieli Silva, lembrando que outros 11 Cetis devem ser inaugurados nos próximos dois anos em atendimento à capital e ao interior do Amazonas.
A exemplo dos demais Cetis já inaugurados em Manaus e em Parintins o Centro de Educação de Tempo Integral em Eirunepé terá capacidade para atender a mil estudantes e será equipado com 24 salas de aulas, campo de futebol, piscina, auditório, laboratórios, academia, sala de dança, sala de música, refeitório, dentre outros ambientes.
Ainda no município de Eirunepé o secretário informou que o Governo do Estado, por meio da Seduc, construirá uma quadra poliesportiva para atender a escola estadual Conrado Pinto Gomes e providenciará a instalação de lousas digitais nas unidades de ensino da localidade. “São investimentos consideráveis que resultarão no aperfeiçoamento dos projetos educacionais deste que é um dos municípios do Amazonas que mais apresenta evolução em seus rendimentos no Ideb”, destacou o secretário.
Secretário da Seduc, Rossieli Silva, reuniu-se com professores do município de Eirunepé
Com uma rede educacional formada por oito escolas públicas estaduais e 5.653 estudantes, o município de Eirunepé apresentou recentemente, de forma global, uma evolução considerável em seu Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que saltou de “3,0” (1º ao 5º ano do ensino fundamental) em 2005 para “5,6” em 2011. O município também tem a escola estadual Dom Bosco como referência nacional por ser a escola pública (de 1º ao 5º ano do ensino fundamental) com o maior Ideb do Brasil em 2009, quando registrou média “8.7”.
Mostra de Gestão
Na última semana, as escolas públicas estaduais de Eirunepé promoveram pelo sexto ano consecutivo sua Mostra de Gestão, demonstrando à comunidade local seus indicadores e ações. No evento, foram expostos projetos educacionais impactantes desenvolvidos pelas oito escolas da Seduc no município, com ênfase nas iniciativas de reforço escolar, de leitura, de matemática, de educação ambiental e de estímulo à participação da família na escola.
Durante a Mostra de Gestão, escolas de Eirunepé apresentaram seus principais projetos
Segundo a coordenadora da Seduc no município, Suely Neblina, a Mostra de Gestão revelou os avanços nos índices educacionais e serviu como motivação para que a comunidade escolar busque melhorias. “Não mediremos esforços para buscar uma evolução contínua nos nossos métodos e projetos de ensino visando a qualidade dos serviços educacionais prestados à comunidade de Eirunepé”, disse.
Estudantes e escolas com melhores indicadores foram premiados pela Coordenadoria da Seduc em Eirunepé.