Image

ACESSIBILIDADE

ACESSIBILIDADE

ACESSIBILIDADE

Image
Image

Governo do Amazonas lança o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Visando intensificar e aprimorar as ações educacionais direcionadas na rede pública especificamente aos estudantes do 1º ciclo do ensino fundamental, o Governo do Estado lançou nesta terça-feira (16), no Amazonas, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Em atendimento a uma proposta do Governo Federal, várias iniciativas serão realizadas pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) com intuito de garantir que todos os estudantes matriculados na rede pública estadual estejam efetivamente alfabetizados até os oito anos de idade, ou seja, ao concluir o 3º ano do ensino fundamental.
 
Ao assegurar aos estudantes a plena alfabetização até esta etapa da educação básica, com as medidas que serão executadas a Seduc também objetiva, consequentemente, reduzir ao máximo a distorção idade-série, que interfere de forma negativa no desenvolvimento estudantil.
 
Ao lançar e assinar o pacto, nesta terça-feira em evento realizado no Centro de Educação de Tempo Integral Áurea Braga (localizado no bairro da Compensa), o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva, explicou a um grupo de 200 professores e gestores da rede pública estadual os objetivos do Governo do Estado. “Estaremos focados em assegurar a aprendizagem de qualidade aos estudantes do 1º ciclo do ensino fundamental, aprendizagem esta que deve ser atestada por sua efetiva alfabetização, com as crianças assimilando a leitura, conhecendo os numerais e sendo iniciadas nas operações matemáticas”, disse o secretário.
 
Rossieli Silva explicou que para atingir estes objetivos a Seduc trabalhará em duas frentes: capacitando os professores que atuam no 1º ciclo e equipando as escolas com materiais pedagógicos apropriados e com implementos de tecnologia educacional. “O primeiro passo será a capacitação de 1,9 mil professores, ação esta que contará com o apoio de formadores da Universidade Federal do Amazonas. Em outra frente de trabalho, enviaremos às escolas materiais didáticos específicos, livros, jogos educativos e implementos de tecnologia educacional para auxiliar o trabalho dos professores em sala de aula”, explicou Rossieli Silva, ressaltando que esta é uma das primeiras ações do Plano de Gestão Transparente, recém divulgado pela Seduc.  
 
Os objetivos do Pacto foram explicados pelo secretário da Seduc a professores e gestores escolares.
 
Outra ação considerada essencial pelo secretário para o sucesso do Pacto Nacional será a colaboração das Prefeituras Municipais. “O primeiro passo está sendo dado pela Seduc, mas nesta modalidade de atendimento – 1º ciclo do ensino fundamental – o público maior é atendido pelas redes municipais de ensino, daí surge a necessidade dos prefeitos assinarem e compreenderem a importância do Pacto”, finalizou Rossieli.  
 
Capacitação de professores
 
De acordo com a representante da gerência de ensino fundamental da Seduc, Ana Cláudia Barros, a primeira ação concreta do Pacto será a capacitação de 1,9 mil professores. “Para marcar o início dos trabalhos daremos início nos próximos meses a uma capacitação na área de Linguagem, com carga horária de 120h. Na sequencia, com o mesmo período de duração, ofereceremos a estes mesmos professores uma formação intensiva na área de Matemática”, informou.
 
As capacitações, segundo a professora, serão co-organizadas pela Universidade Federal do Amazonas e precedidas de formações aplicadas a um grupo de 109 professores que atuarão como orientadores. “Para este grupo de 109 orientadores a formação em ‘Linguagem’ assim como a de ‘Matemática’ terão carga horária de 200h cada”, apontou Ana Cláudia Barros.  
 
 
Em atendimento à proposta do Governo Federal, Pacto foi assinado pelo secretário da Seduc, Rossieli Silva.   
 
 
Pacto Nacional
 
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) é um compromisso formal assumido pelos governos Federal, Estadual e Municipais. No Amazonas, será executado por meio de uma parceria entre a Seduc e a Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
 
O objetivo é que o Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), apóie Estados e Municípios na implementação de medidas que possibilitarão o cumprimento das metas. Para isso, serão instituídas ações de incentivo a alfabetização em língua portuguesa e matemática, apoio técnico e financeiro, além da promoção de avaliações sistemáticas.
captura-de-tela-2022-02-09-as-01.26.171.png
Image
Image
Image
Back To Top
ChatboxWidget