Image

ACESSIBILIDADE

ACESSIBILIDADE

ACESSIBILIDADE

Image
Image

Alunos da rede estadual participam de atividades socioambientais promovidas pelo TJ

No último dia 10 de outubro o presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargador Ari Jorge Moutinho lançou no Espaço da Cidadania Ambiental (Ecam), instalado no Manauara Shopping, o ‘Jogo da Cidadania Ambiental’, que pretende ensinar de forma simples e com linguagem adequada ao público infantil, noções de educação ambiental com ênfase na legislação pertinente. O lançamento contou com a participação de representantes da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e de estudantes e professores da rede pública estadual.
 
De iniciativa da Vara Especializada do Meio Ambiente e questões Agrárias, o jogo educativo buscará socializar junto a crianças e jovens informações sobre as leis de preservação ambiental levando-os a zelar e a cuidar dos espaços ambientais em que vivem. Privilegiando a interação dos mais jovens com o poder judiciário, o jogo estará disponível ao público no Espaço Ecam o qual receberá visitações rotineiras de estudantes da rede pública.
 
Durante o evento de lançamento, o juiz da Vara Especializada do Meio Ambiente, Adalberto Carin, explicou que o ‘Jogo da Cidadania Ambiental’ foi elaborado visando socializar o conhecimento da legislação ambiental. “Nossa incumbência, enquanto Poder Judiciário, não se limita à aplicação das leis, mas também na conscientização ambiental. Com este jogo lúdico, levaremos aos mais jovens os conhecimentos legais para que eles divulguem aos seus familiares e amigos”, informou Adalberto Carin, enfatizando que buscou-se lançar este atrativo para marcar a semana em que se comemora o Dia das Crianças.
 
 
O evento de lançamento contou com a participação de estudantes e professores da escola estadual Samuel Benchimol. Durante esta ‘Semana da criança’ a escola estará expondo no Espaço Ecam produtos de higiene (sabonetes) confeccionados de maneira reciclável a partir de óleo de cozinha.
 
De acordo com a gestora da escola e coordenadora do projeto, professora Maria Madalena Ramos, essa é uma das formas de apresentar à população o projeto desenvolvido na escola e sensibilizar as pessoas quanto à conservação do meio ambiente. “Ficamos felizes por expor nossos projetos e mostrar à sociedade que se pode investir na reciclagem como forma de evitar o desperdício e conter as práticas de agressão ao meio ambiente”, comentou a professora. 
 
Na escola estadual Samuel Benchimol a equipe que desenvolve o projeto é formado pela gestora Maria Madalena Ramos e os alunos José Oliveira, Luca Silva e Marcos Andrade Vinhote.
 
Presente no evento de lançamento do jogo da Cidadania Ambiental, a gerente de Projetos Complementares da Seduc, Marinete Castro disse que a Seduc, ao longo dos últimos anos, vem zelando pelo cumprimento das leis ambientais quer norteiam todas as ações socioambientais no Amazonas, apoiando e fomentando projetos escolares voltados para a preservação e conservação do meio ambiente. 
 
Espaço Ecam
 
Instalado no 3º piso do Manauara Shopping, o espaço Ecam foi instituído no dia 25 de julho de 2010, sob a coordenação da Vara especializada do Meio Ambiente e questões agrárias e do Tribunal de Justiça do Amazonas, tendo a proposta principal de orientar a população sobre a importância da preservação e conservação ambiental. O espaço é fruto de uma ação inédita no Brasil, implantada como forma de aperfeiçoar os aspectos de licenciamento ambiental, sendo um espaço criado obrigatoriamente dentro do shopping, como acordo judicial pela construção do empreendimento.
 
No período de 08 a 11 de outubro o espaço comemorou a “Semana da criança” oferecendo oficinas, palestras, exposições e visitas de escolas estaduais, municipais e particulares.
captura-de-tela-2022-02-09-as-01.26.171.png
Image
Image
Image
Back To Top
ChatboxWidget