Seduc expõe projetos de iniciação científica durante a Semana de Ciência e Tecnologia
Com o objetivo de apresentar à sociedade algumas das muitas ações de iniciação científica e de inclusão social desenvolvidas nas escolas públicas estaduais do Amazonas, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) está integrada à programação regional da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia com a exposição de stands temáticos no parque de exposições instalado no Clube do Trabalhador e oferecendo a plataforma de comunicação à distância do Centro de Mídias de Educação para inserir todos os 62 municípios do Amazonas nas atividades do evento que se estende até o próximo sábado.
De acordo com o secretário da Seduc, Rossieli Soares da Silva, a Secretaria de Educação fez questão de se integrar às demais instituições organizadoras do evento com o objetivo de contribuir com a maior divulgação do fazer científico em nossa região.
Seduc está presente no parque de exposições da Semana de Ciência e Tecnologia, instalado no Clube do Trabalhador
No parque de exposições, um dos atrativos apresentados pela Seduc é o stand temático do projeto ‘Eureka’. Nele, o público visitante poderá conferir como este projeto, implantado recentemente pelo Governo do Estado, é desenvolvido na prática em 180 escolas públicas estaduais de ensino fundamental.
Estudantes do ensino fundamental apresentam experimentos científicos durante o evento
De acordo com a coordenadora do ‘Eureka’, professora Aline Albuquerque, 60 estudantes de seis escolas se revezarão nos três dias do evento para apresentar experimentos e práticas de investigação científica realizadas por eles em sala de aula. “O projeto Eureka foi uma das estratégias pensadas pela Seduc para potencializar o ensino das ciências junto aos estudantes do ensino fundamental. Presente em 180 escolas, ele está subsidiando o ensino com material didático específico e equipando as respectivas unidades de ensino com kits de instrumentos para experimentação e investigação científica nos diversos segmentos das Ciências da Natureza”, informou Aline Almeida.
Nos dias 18, 19 e 20 de outubro, o stand do ‘Eureka’ contará com exposições e experimentos científicos realizados por alunos da rede pública das escolas estaduais Hermenegildo de Campos, Duque de Caxias, Alfredo de Campos, Waldock Fricke, Ângelo Ramazzotti e do Centro de Educação de Tempo Integral Cíntia Régia do Livramento.
Experimentos científicos desenvolvidos por estudantes podem ser conferidos no stand do projeto Eureka
Como vem ocorrendo tradicionalmente nas últimas edições da Semana de Ciência e Tecnologia, neste ano a Seduc também está apresentando, em stand, o Programa Ciência na Escola (PCE), programa este que vem incentivando a iniciação científica na rede pública de ensino, onde o Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado do Amazonas (Fapeam), financia o desenvolvimento de pesquisas em diversas áreas do conhecimento.
“Este é um programa de suma importância que a cada ano se solidifica, sendo aplicado com sucesso em mais de cem escolas das redes estaduais e municipais. Durante os três dias de exposição, 30 projetos escolares serão apresentados por alunos da Seduc e a Semed. Quem visitar o parque de exposições poderá conhecer tais projetos e notar que o ensino de ciências e a investigação científica estão contagiando as escolas públicas do Amazonas”, apontou a representante da Seduc e uma das coordenadoras do PCE, professora Sheila Cordeiro.
Investigações científicas do Programa Ciência na Escola são divulgadas durante a Semana de C&T
Inclusão Social
A educação especial também tem espaço garantido nesta edição da Semana de Ciência e Tecnologia. Da mesma forma que a Semed, a Seduc está apresentando no parque de exposições um stand no qual são divulgados programas e projetos em benefício dos estudantes que apresentam limitações físicas ou intelectuais.
De acordo com a gerente de Atendimento Educacional Específico da Seduc, professora Hortência Macedo, o objetivo é integrar os estudantes especiais nas diversas atividades da ‘Semana’ e apresentar à sociedade um panorama do que vem sendo realizado pelas escolas públicas no campo da inclusão. “É uma excelente oportunidade para que a comunidade conheça como é desenvolvida a educação especial no Amazonas. Nesta exposição, apresentaremos uma série de produtos que estão sendo utilizados pelas unidades de ensino da Seduc para favorecer a inclusão, dentre os quais: impressoras em Braile, livros trilíngües (em Português, Inglês e Braile), instrumentos para ampliar a visão e favorecer a leitura (como lupas especiais), dentre outros instrumentos que fazem parte do cotidiano escolar, Também serão expostos artigos de artesanato e utensílios diversos, confeccionados por estudantes especiais”, informou a professora.
Inclusão Social também tem espaço garantido no evento
Centro de Mídias integra municípios
Uma das novidades na organização da Semana de Ciência e Tecnologia para este ano no Amazonas será a integração de todos os 62 municípios do interior com as atividades programadas. Por meio do Centro de Mídias da Seduc, professores, estudantes e comunidades do interior terão acesso, por meio de transmissão via satélite, a uma série de atividades, dentre as quais: mostra de experimentos, exibição de documentários, palestras e oficinas.
Por meio de parceria firmada entre a organização da ‘Semana’ e a Seduc, a meta é vencer as distâncias e interiorizar a proposta do evento, beneficiando centenas de pessoas que vivem em municípios amazonenses distantes de Manaus.