Recesso escolar começa dia 28 de junho e vai até o dia 8 de julho
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Educação – Seduc
Data: 27.06.2012
Rede estadual
Recesso escolar inicia nesta quinta
Nesta quinta-feira, dia 28 de junho, terá início o recesso escolar da rede pública estadual de educação, que se estenderá até o dia 8 de julho. Previsto em calendário escolar, o recesso abrangerá as 550 escolas da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). No dia 9 de julho, os 530 mil estudantes da rede pública estadual retornarão às suas atividades escolares.
Previsto em calendário oficial, com aprovação prévia do Conselho Estadual de Educação, o recesso marca a passagem do 2º para o 3º bimestre letivo e é valido para as escolas tanto da capital quanto do interior do Amazonas.
O secretário da Seduc, professor Gedeão Amorim, explica que, conforme determinação do Ministério da Educação (MEC), o calendário escolar do Amazonas é desenvolvido em 200 dias letivos, já contemplando as interrupções por conta de feriados e recessos, como o que se inicia nesta quinta-feira. “Os 200 dias letivos correspondem, ao final do ano, às 800 horas/aula que devem ser cumpridas pelas escolas de educação básica em todo o Brasil. Neste ano de 2012, marcando a passagem do 2º para o 3º bimestre, o recesso inicia nesta quinta-feira e se estende até o dia 8 de julho, abrangendo toda a nossa rede de ensino”, explicou o secretário.
Férias
De acordo com o diretor do Departamento de Políticas e Programas Educacionais da Seduc, professor Edson Melo, além de ter como marco a passagem do 1º para o 2º semestre do ano, o recesso, tradicionalmente, contempla também, o período do festival folclórico de Parintins. “Por esta ser uma das maiores festividades folclóricas do país, o calendário escolar também é programado de modo a privilegiar a participação das pessoas que apreciam sua realização”, disse Melo.
O diretor comentou ainda que, a exemplo dos estudantes, todos os professores da rede pública estadual possuem o direito, por lei, a férias. “A rede pública estadual do Amazonas conta, com aproximadamente 23 mil professores, os quais, todos, têm por direito, 45 dias de férias anualmente. O respectivo período é subdivido entre o recesso do meio do ano e o do final do ano escolar”, explicou Edson Melo.
O ano letivo da rede estadual teve início do dia 6 de fevereiro e será finalizada no dia 13 de dezembro.
Escolas afetadas pela enchente
Neste ano, por conta da cheia histórica dos rios do Amazonas, 43 escolas de 16 municípios do interior do Estado tiveram seu calendário alterado com a antecipação súbita do período das férias. Para estas, o Governo do Estado por meio da Seduc tem fornecido assessoramento e orientações técnicas no auxílio da elaboração de calendários especiais, atentando para a necessidade da carga horária letiva exigida pelo MEC.
Conforme informações oficiais da Seduc, 63.738 estudantes tiveram as aulas suspensas, sobretudo, pela falta de acesso adequado às escolas, sendo 29.431 da rede regular de ensino e 34.307 do Centro de Mídias, que oferece a educação básica mediada por tecnologia.
Desse total de 63.738 estudantes, 12,5 mil já retornaram às escolas. Os demais, em sua maioria dos municípios de Codajás, do Careiro da Várzea e de comunidades ribeirinhas atendidas pelo Centro de Mídias, não estará valendo o calendário de recesso, devido à necessidade de reposição de aulas.
No caso do Centro de Mídias, em que as aulas foram paralisadas no dia 8 de maio, as atividades também serão reiniciadas no dia 9 de julho.