Image

ACESSIBILIDADE

ACESSIBILIDADE

ACESSIBILIDADE

Image
Image

Coordenadoria Distrital 4 dá início aos seus Jogos Escolares

Integrando aproximadamente 800 estudantes em competições esportivas que serão desenvolvidas em cinco modalidades, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) deu início aos Jogos Escolares do Distrito 4. Envolvendo 19 escolas públicas estaduais das zonas oeste e centro-oeste de Manaus, as competições servirão como seletivas para os Jogos Escolares do Amazonas (Jeas).
 
Contando com a participação do secretário de Estado de Educação, professor Gedeão Amorim e de estudantes de todas as escolas do Distrito 4, a cerimônia de abertura dos jogos foi realizada nesta quinta-feira (03) na quadra poliesportiva da escola estadual Presidente Castelo Branco, no bairro de São Jorge.
 
Segundo o secretário, os jogos são importantes por valorizar a Educação Física e mobilizar centenas de pessoas em torno do esporte. “Os jogos escolares são aguardados com grande expectativa e são imprescindíveis por reunir os estudantes em atividades recreativas lúdicas, favorecer a qualidade de vida por meio do esporte e revelar novos talentos”, comentou Gedeão Amorim.
 
 
 
Jogos do Distrito 4 mobilizarão aproximadamente 800 estudantes
 
A coordenadora do Distrito 4 da Seduc, professora Angélica Matilde informou que neste ano os jogos reunirão 19 escolas e integrarão aproximadamente 800 alunos. “As competições serão desenvolvidas nas modalidades de futebol de campo, futsal, voleibol, handebol e tênis de mesa, todas nos naipes ‘masculino’ e ‘feminino’ e nas categorias infantil (para alunos de 12 a 14 anos) e juvenil (para alunos com idade entre 15 e 17 anos)”, disse. 
 
Esporte e Pesquisa
 
Neste ano, os jogos escolares trarão como tema as Olimpíadas de 2012. Com essa perspectiva, durante a cerimônia de abertura, todas as 19 escolas inscritas participaram de um desfile, representando o histórico dos Jogos Mundiais, desde a Grécia antiga, passando por Londres – sede do evento esportivo em 2012 – até o Brasil, que será sede do evento em 2016.
 
De acordo com a assessora de Educação Física do Distrito 4 e coordenadora dos Jogos, professora Valcy Ferreira, aproveitando o ensejo do evento esportivo as escolas realizaram trabalhos de pesquisa, levando os estudantes a estudar a Geografia, a Cultura, a História e os costumes de diversos países. “É uma oportunidade de trabalharmos a interdisciplinaridade em sala de aula e mostrar aos jovens que o esporte é cultura”, comentou Valcy Ferreira.
 
Talento Nacional
 
Durante a cerimônia de abertura, o aluno da escola estadual Padre Pedro Gislandy, Ricardo Alexandre Carvalho conduziu a tocha olímpica que, acesa, simbolizou a chama do espírito esportivo.
 
 
Estudante Ricardo Alexandre conduziu a tocha olímpica durante a cerimônia de abertura dos jogos
 
Com 13 anos de idade, Ricardo Alexandre é um dos destaques da rede pública estadual de ensino, já tendo conquistado medalhas de ouro nos campeonatos Brasileiro e Pan-Americano de Jiu-Jitsu. Para ele, o esporte quando praticado na escola é útil por ensinar valores de vida. “Praticando esporte aprendi valores como ‘respeito’ e ‘disciplina’ e meu desejo é que, a cada ano, mais jovens encontrem no esporte uma opção sadia de vida”, comentou. 
 
Os jogos escolares do Distrito 4 prosseguirão até o dia 11 de maio e serão realizados nas quadras poliesportivas das escolas estaduais Júlia Bittencourt, Marechal Hermes, Presidente Castelo Branco e Ceti Áurea Braga.
 
 
Secretário de Educação Gedeão Amorim e estudantes que participarão dos jogos distritais.
 
 
Gestores escolares do Distrito 4 prestigiaram a abertura das competições.
captura-de-tela-2022-02-09-as-01.26.171.png
Image
Image
Image
Back To Top
ChatboxWidget