Seduc lança programa de assessoramento aos novos profissionais concursados
O Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) lançou nesta quarta-feira (2) um novo programa de acompanhamento destinado a atender os 6 mil profissionais da educação recém ingressos no serviço público por meio do último concurso realizado pela Seduc. O programa contemplará um curso de aperfeiçoamento com carga de 168 horas que será aplicado em três anos, período correspondente ao estágio probatório dos novos servidores.
O programa foi anunciado pelo secretário de Estado de Educação, professor Gedeão Amorim, em reunião com os mais de 200 gestores escolares da capital nesta quarta-feira, no Ceti Gilberto Mestrinho, no bairro de Educandos. “É uma iniciativa inédita no Amazonas, planejada de forma estratégica tendo em vista a necessidade de fortalecer o sistema público de ensino”, explicou o secretário.
Segundo ele, o programa atenderá os profissionais recém contratados na capital e no interior e resulta da nova política de acesso ao funcionalismo público, por meio da qual a Seduc pretende qualificar ao máximo os seus quadros. “Optamos pela realização de um concurso público extremamente exigente, no qual só foi preenchido 72% das vagas ofertadas. Entendemos que o contingente de profissionais ingressos é o mais preparado possível e agora queremos acompanhá-los durante todo o período de estágio probatório, oferecendo nestes três anos, cursos e assessoramento especializado”, destacou o secretário Gedeão Amorim.
O curso de aperfeiçoamento, anunciado pela Seduc, será aplicado entre 2012 e 2014 e será conduzido pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed), entidade ligada à Universidade Federal de Juiz de Fora. Juntamente com o curso será realizada pela Seduc a avaliação contínua dos educadores em estágio probatório, por meio de comissões descentralizadas, formadas em cada escola pública estadual, que atuarão sob a supervisão da Comissão de Estágio Probatório da Secretaria.
O assessor estratégico da Seduc e um dos coordenadores do programa, Newton Adriano Pedri, informou que o curso pretende levar o educador a traduzir as políticas de Estado pertinentes à Educação, em ações práticas aplicáveis à sala de aula, em benefício do desenvolvimento do aluno. “Todo o currículo da formação baseia-se na proposta de realização de um ensino de ampla qualidade, que vá ao encontro das necessidades do estudante e atente para as exigências de parâmetros nacionais de avaliação, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)”, citou Pedri, acrescentando que a formação contemplará 4.300 docentes e 150 pedagogos da rede pública estadual.
Sobre a estrutura do curso, a representante do Caed, Danielle Wiezel explicou aos gestores escolares que será realizado em 168 horas, durante três anos, e subdivido em encontros presenciais e atividades on-line. “O primeiro módulo terá como tema ‘Avaliação da Educação’ e será aplicado entre agosto e dezembro de 2012; o segundo módulo abordará ‘Currículo e Políticas Curriculares’, sendo aplicado entre março e junho de 2013; o terceiro módulo tratará sobre ‘Políticas Educacionais e Legislação’, previsto para ser desenvolvido entre os meses de agosto e dezembro de 2013’, e por fim o quarto módulo ‘Gestão Escolar’, que será aplicado entre os meses de março e junho de 2014”, informou Danielle Wiezel.
Avaliação contínua
O assessor estratégico da Seduc, Newton Pedri,explicou que no decorrer dos três anos que correspondem ao período de estágio probatório os educadores recém ingressos por meio do concurso público estarão sendo avaliados de forma contínua pela comissão interna de sua escola e pela Comissão de Estágio Probatório. “Para fins de efetivação como funcionário estatutário, durante sua atuação escolar o servidor será avaliado em vários quesitos, tais como: conduta ética, assiduidade, disciplina e desempenho mínimo durante a formação conduzida pela Caed. A meta da Seduc é habilitar o profissional para um serviço de máxima qualidade em prol dos estudantes da rede”, finalizou.
A exemplo da explanação realizada junto aos gestores escolares da capital nesta quarta-feira, a Seduc realizará um encontro semelhante destinado aos gestores do interior, entre os dias 7 e 9 de maio, por meio de teleconferência via Centro de Mídias de Educação.