Aluna do Amazonas é destaque em concurso de redação realizado no Rio de Janeiro
Já está de volta ao Amazonas a estudante do Instituto de Educação do Amazonas (IEA), Dhyene dos Santos Viera, que representou a região norte na final da “Gincana Cultural Compactor”, realizada no último dia 14 de abril, na cidade do Rio de Janeiro. A amazonense foi selecionada para a final da competição educativa após competir com mais de 6 mil estudantes da rede e pública e privada do país.
Constituído de quatro etapas o concurso cultural foi realizado de forma cumulativa e contemplou: inscrição; elaboração de desenho (com o tema “Educação para um Futuro Melhor”); provas on-line de Conhecimentos Gerais e, por fim, elaboração de Redação. Realizada no Rio de Janeiro, esta última etapa contou com a participação dos 20 finalistas nacionais, dentre os quais a estudante amazonense.
Dhyene dos Santos cursa o 3° ano do ensino médio no IEA e foi a única finalista da região norte na competição, obtendo excelente resultado em todas as etapas. O desenho por ela elaborado juntou um mapa do Brasil e um livro, inspirado no brasão do IEA, sendo um dos mais votados da competição, recebendo aproximadamente 58 mil de votos (contabilizados via internet).
Desenho elaborado pela estudante do IEA teve grande repercussão nacional, recebendo 58 mil votos via internet
Destaque
Na etapa de perguntas e respostas, a estudante do IEA também obteve um resultado bastante satisfatório, somando 1.003 pontos, bem acima da média. Seguindo o bom retrospecto, foi na última etapa – a da Redação – que a jovem teve um maior destaque.
“Com o tema surpresa ‘A Importância das Raízes do Ser Humano’, discorri sobre a cultura da nossa região, evidenciando os conhecimentos tradicionais e a importância do intercâmbio com outras culturas”, explicou Dhyene, que teve sua redação avaliada como uma das cinco melhores da competição. “Infelizmente não conquistei o grande prêmio – que era um intercâmbio para a Alemanha – mas só de saber que dos 6000 estudantes de todo país que participaram da competição, eu fiquei entre os cinco melhores, já me sinto realizada” declarou.
“A comissão julgadora ficou muito impressionada com a redação de nossa aluna. Elogiaram muito a originalidade e a coesão de seu texto”, contou a professora Shirley Maria Vieira de Souza, gestora do IEA, que foi escolhida por Dhyene para acompanhá-la na viagem, patrocinada pelos organizadores do evento.
Turismo e conhecimento
Um dia antes da final da competição, no dia 13 de abril, os 20 estudantes finalistas e seus 20 acompanhantes participaram de “um dia de turismo”, conhecendo os principais pontos turísticos da “Cidade Maravilhosa” e visitando a sede da Compactor no Rio de Janeiro.
Pela segunda vez na cidade, a aluna amazonense, que pretende ser diplomata, exaltou a oportunidade de firmar contato com pessoas de outros lugares. “Apesar de vivermos no mesmo país, existem muitas diferenças entre nossas regiões e é sempre proveitosa a troca de conhecimentos e experiências. Eu, por exemplo, pude falar sobre nossa região e acredito ter contribuído para a desmistificação da Amazônia” contou Dhyene.