Image

ACESSIBILIDADE

ACESSIBILIDADE

ACESSIBILIDADE

Image
Image

Seduc finaliza Semana dos Povos Indígenas com palestras para professores e estudantes

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind), realizou nesta quinta-feira (18), no Centro de Educação de Tempo Integral Gilberto Mestrinho, no bairro de Educandos, o evento de culminância da “Semana dos Povos Indígenas”, cujas programações regionais iniciaram no último dia 10.
 
Contando com a participação de estudantes e professores da rede pública estadual de educação, o dia temático contemplou a realização de palestras, debates e apresentações culturais, enaltecendo a importância dos povos indígenas. O encontro reuniu representantes de várias etnias, dentre as quais, Tikuna, Baré, Tukano e de técnicos da Seduc, da Seind, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Fundação Nacional do Índio (Funai) e do Serviço e Cooperação com o Povo Yanomami (Secoya).
 
 
Evento reuniu educadores e representantes de etnias indígenas
 
Participando da abertura solene do evento, o secretário de Estado de Educação, professor Gedeão Amorim, destacou a importância dos povos indígenas para a formação e desenvolvimento do estado e disse que o Governo do Amazonas, por meio da Seduc, aproveitou o ensejo da ‘Semana Nacional dos Povos Indígenas’ para mobilizar as escolas da capital e do interior para uma maior valorização das etnias. “Desde o último dia 10 de abril estamos realizando programações escolares que envolvem palestras, atividades sócio-culturais, mesas-redondas e debates, nas quais estudantes e professores são motivados a um maior esclarecimento acerca da importância dos povos indígenas, sua cultura e contribuição para com o desenvolvimento do nosso estado e país”, explicou o secretário.
 
Dentre as várias ações empreendidas pela Seduc no decorrer do ano letivo, o secretário destacou a formação de professores indígenas, por meio do projeto regional Pirayawara, o atendimento escolar bilíngüe desenvolvido nas próprias aldeias e a execução de atividades específicas direcionadas pelos técnicos da Gerência de Educação Escolar Indígena. “São ações que procuram atender com eficácia as principais exigências das 72 etnias que integram o Amazonas”, citou Gedeão Amorim.
 
Interação entre culturas
 
Promovido no auditório do Ceti Gilberto Mestrinho, o encontro de culminância da Semana dos Povos Indígenas contou com atividades culturais e palestras, dentre as quais a ministrada pelo mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia e integrante da etnia Baré, Alfredo Tadeu de Oliveira Coimbra, que tratou sobre a diversidade de saberes e culturas.  
 
Durante sua explanação, professor Alfredo Tadeu destacou a necessidade de interação entre as diversas culturas e evidenciou a contribuição dos povos indígenas para o país. “Queremos orientar as crianças e os jovens para a valorização das diferenças e o combate a todas as formas de discriminação. Orientando a base, temos a expectativa de futuro melhor, com a merecida valorização a todos”, disse. 
 
O evento, assim como as programações da Semana dos Povos Indígenas, teve a organização da Gerência de Educação Escolar Indígena da Seduc, cuja representante é a professora indígena, Alva Rosa Lana Vieira.
captura-de-tela-2022-02-09-as-01.26.171.png
Image
Image
Image
Back To Top
ChatboxWidget