Escolas públicas com os melhores projetos de incentivo à leitura são premiadas pela Seduc
Nesta última semana, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) por meio do seu Departamento de Gestão Escolar e Gerência de Programas Especiais, premiou os melhores projetos de escrita e leitura executados nas escolas da rede pública estadual no ano letivo de 2011. Troféus, computadores e notebooks foram entregues aos vencedores.
Promovido pela Seduc anualmente para reconhecer e divulgar os mais criativos e inovadores projetos de incentivo à leitura, aplicados nas escolas estaduais do Amazonas, o concurso “Projeto de Leitura e Escrita na Escola: Espaço para o Pleno Exercício da Cidadania” recebeu esse ano, na sua quarta edição, mais de 70 inscrições de escolas de todas as sete coordenadorias distritais de educação da capital.
A cerimônia de premiação ocorreu na escola estadual Tiradentes, localizada no bairro Petrópolis. Segundo a coordenação do concurso, foram 21 projetos finalistas, sendo três de cada uma das sete coordenadorias.
O projeto “Peças Teatrais”, que incentiva a leitura dos clássicos da literatura brasileira através do teatro, do Ceti João dos Santos Braga ficou em 1° lugar (Foto acima) e apresentou na premiação a dramatização do clássico “A Moreninha” do escritor brasileiro Joaquim Manuel de Macedo.
“Fizemos esse ano, ao todo, 10 peças teatrais, de clássicos da literatura mundial e nacional. ‘A Moreninha’, que foi o primeiro romance tipicamente brasileiro e é um dos representantes da 1° fase do Romantismo, foi um dos clássicos transformados em peça, que nós trouxemos aqui para mostrar um pouco do funcionamento do projeto”, disse Neuza da Conceição Neves da Costa, professora de Língua Portuguesa e coordenadora do projeto de leitura do Ceti.
Neuza acrescenta que, em se tratando de Literatura, o teatro é a chave para um melhor aprendizado. “Em uma apresentação teatral o aluno além de ler o texto, interpreta, vive e se coloca no lugar do personagem, isso é muito mais eficiente do que apenas a leitura” destacou Neuza.
O segundo lugar no concurso ficou com o projeto “Janelas para ver, ouvir e aprender” desenvolvido na escola estadual Waldir Garcia e o terceiro com o projeto “Leiarte” da Escola Estadual Santo Antônio.
Escola estadual Waldir Garcia, premiada com o 2º lugar
Escola estadual Santo Antônio, premiada com o 3º lugar
As escolas vencedoras receberam troféus, os professores coordenadores dos projetos receberam placas de honra ao mérito e os alunos que mais se destacaram receberam notebooks e computadores.