Image

ACESSIBILIDADE

ACESSIBILIDADE

ACESSIBILIDADE

Image
Image

Escola estadual de Tempo Integral aplicará novo modelo de ensino em 2012

Na última semana letiva de 2011, a escola estadual de Tempo Integral Altair Severiano Nunes realizou um encontro apresentando aos professores, pais e representantes da Seduc, o novo modelo de ensino que será adotado pela instituição em 2012. Trata-se das “salas de aulas temáticas”, onde cada disciplina da grade curricular será desenvolvida em um espaço escolar específico. A ação é pioneira no Amazonas e segue o modelo educacional de países de primeiro mundo, como os Estados Unidos, onde cada disciplina escolar é ministrada em uma sala própria, previamente equipada.
        
Testado com sucesso no 2° semestre de 2011 na própria escola, as salas temáticas diferem do modelo tradicional das escolas brasileiras, onde cada turma tem uma sala. No novo modelo, são as disciplinas que terão um ambiente especifico e serão os alunos, não os professores, que mudarão de sala a cada aula.
 
Isto permite, segundo o gestor Augusto Barata, que as aulas sejam mais produtivas. “Ao entrar na sala os alunos encontram um ambiente planejado e equipado com recursos específicos para a disciplina. O modelo é inovador e gera o aumento da produtividade dos estudantes” disse o gestor.
 
“Esta nova prática também permitirá aos alunos um maior aproveitamento dos espaços e recursos da escola, estimulando-os e motivando-os”, acrescentou Augusto, apontando uma economia significativa no que diz respeito aos livros didáticos, já que esses ficam nas salas de aula e podem ser utilizados por várias turmas no mesmo dia.
 
“Os livros didáticos ficarão nas salas, otimizando o acesso e diminuindo o número de exemplares necessários”, explicou o gestor, exemplificando que, 40 livros, podem ser utilizados por até 200 alunos em um mesmo dia.
 
Segundo o secretário de Estado de Educação, professor Gedeão Amorim, o novo modelo trará avanços significativos para o sistema público de educação do Amazonas. “Após a implantação deste projeto piloto, futuramente o Governo do Estado por meio da Seduc deve disseminá-lo para um universo maior de escolas” anunciou o secretário. 
 
Funcionamento
 
“Com a nova metodologia os alunos ficam muito mais inseridos na disciplina, já que as salas estão todas ambientadas. A sala de ‘Geografia’, por exemplo, é equipado com vários mapas e demais materiais ilustrativos. A sala de ‘Ciências’ com suas experiências, a de ‘Música’ com seus instrumentos e assim por diante”, lembrou a professora Rosa Maria de Araújo, que leciona Língua Portuguesa e mantém em sua sala, um mural com redações e vários painéis com conceitos da disciplina.
 
“Essa mudança no processo de ensino-aprendizagem envolve e compromete mais os estudantes, além de permitir uma maior socialização e interação entre eles” destacou a professora de Ciências, Kiuzze Leite.
 
“A sala temática é para o professor como uma casa, onde ele se prepara, da melhor maneira possível, para receber ‘as visitas’, que no caso, são os alunos”, opinou Ana Isabel Reis, mãe de uma aluna e presidente do Conselho de Pais e Mestres da escola.
 
Aceitação positiva
 
Em pesquisa realizada pela administração da escola, 100% dos pais e 90% dos alunos aprovaram o novo modelo pedagógico.  
 
A secretária de Educação adjunta da capital, Ana Falcão, presente na reunião elogiou a audácia da escola em aplicar o novo modelo. “Não podemos ficar na zona de conforto. Precisamos ‘arriscar’ e inovar”, disse Ana Falcão, que foi pessoalmente conferir as salas temáticas da escola.
 
Segundo a coordenadora do Distrito 3 da Seduc, Hellen Maciel, o novo modelo será acompanhado e assessorado com bastante critério. “Acompanhei a implantação desde a sua idealização, que foi trazida da Alemanha pelo secretário Gedeão Amorim. Acompanharemos sua aplicação com bastante rigor pois a iniciativa servirá de modelo para as outras escolas da rede” disse.
 
Localizada no bairro do Parque 10, a escola estadual de Tempo Integral Altair Severiano Nunes atende do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental, é mantida pelo Governo do Estado e pertence à Coordenadoria Distrital 03 da Seduc.
 
captura-de-tela-2022-02-09-as-01.26.171.png
Image
Image
Image
Back To Top
ChatboxWidget