Estudantes da rede pública de Tempo Integral desenvolvem projetos de iniciação científica
Nesta semana, a escola estadual de Tempo Integral Marcatônio Vilaça 1 realizou sua 3° Mostra de Projetos de Iniciação Cientifica, onde foram apresentados os resultados de pesquisas desenvolvidas durante o ano letivo, tais como o projeto ‘Quinovar: Inovando no ensino da Química’ e ‘Manaus, Igarapés e Espaços Urbanos’. No evento também foram realizadas oficinas de empreendedorismo, de confecção de bijuterias e estamparias.
Procurando ampliar o conhecimento de seus estudantes, a escola estadual Marcatônio Vilaça 1, que atende do 1° ao 3° ano do ensino médio, desenvolve todos os anos em suas dependências, vários projetos de pesquisa. A intenção, segundo a gestora Liene Libório, é introduzir os estudantes no mundo acadêmico. “Geralmente quando ingressam na universidade, os estudantes não estão familiarizados com a estrutura dos trabalhos acadêmicos, fato que acaba os atrapalhando muito. Nos projetos desenvolvidos pela escola, eles aprendem a fazer artigos científicos, fichamentos e planos de pesquisa, que facilitarão a futura vida acadêmica”, ressaltou a gestora.
Desenvolvimento de projetos oficinas
Em 2011, seis grandes projetos foram desenvolvidos pela escola: “Aproveitamento da ‘liteira’ na produção de adubo orgânico no pomar da escola Marcantônio Vilaça”, “A biblioteca formando multiplicadores de informação”, “O compreender textual”, “O estudo da geometria numa perspectiva Freiriana”, “Manaus, igarapés e espaços urbanos” e o projeto “Quinovar: Inovando no ensino da Química”. Todos eles, apresentados durante a mostra.
O projeto “Manaus, igarapés e espaços urbanos”, orientado pelo professor de História, Amarildo Rodrigues Rolim e trabalhado por 20 alunos, foi um dos destaques do evento ao apresentar o estudo dos processos de transformações e a análise dos impactos socioeconômicos e ambientais dos igarapés na capital.
“Para fazer a pesquisa e produzir o artigo cientifico, visitamos vários igarapés da cidade, conversamos com moradores da proximidade e lemos livros e assistimos documentários sobre o assunto”, explicou o estudante Thiago Oliveira Neto, aluno do 3° ano, que disse ter entrado no projeto pela dificuldade que sentia na disciplina de História. “Eu tinha muita dificuldade, sobretudo, no conteúdo de história regional. Com o projeto, não somente melhorei meu rendimento na disciplina como também, encontrei a profissão que quero seguir,” contou Thiago, acrescentando que quer ser geógrafo e se dedicar a pesquisas sobre temas regionais.
Outro projeto, apresentado na mostra, foi “Quinovar”, que é aplicado junto a 40 estudantes e é orientado pela professora Samirimi Silva. “Essa nova forma de aprendizagem da Química utiliza meios não tradicionais para ensinar, tais como experimentos, jogos lúdicos gincanas, peças teatrais e tem se mostrado muito eficiente”, disse a professora Samirimi.
Na mostra também foram oferecidas aos alunos oficinas de empreendedorismo, oficina de bijuteria e estamparia, oficinas artísticas, oficina de mosaico, de xadrez, de teatro e de música.
A escola estadual de Tempo Integral Marcantônio Vilaça 1 é uma das 22 escolas de tempo integral do Governo do Estado e pertence ao Distrito 6 da Seduc. A mostra contou com a apresentação da coordenadora distrital, Emília Veloso e equipe.