Image

ACESSIBILIDADE

ACESSIBILIDADE

ACESSIBILIDADE

Image
Image

Estudantes realizam experimentos para popularizar disciplinas de Exatas e Biológicas

Química, Biologia, Física e Matemática são disciplinas que apesar de sua importância, não estão entre as preferidas pelos estudantes. A “razão” para isso, segundo os alunos, seria o fato de elas não terem muita aplicabilidade e serventia no dia a dia. A fim de provar o contrário, a Escola Estadual Maria Madalena Santana de Lima, localizada na zona leste de Manaus, realizou, nesta semana sua III Feira de Experimentos de Exatas e Biológicas.
 
Promovida anualmente pela escola, a feira, segundo a professora de Química, Marcley Gonzaga Ferraz, coordenadora do projeto, tem a intenção de aproximar as disciplinas que são mais cientificas, do cotidiano do aluno, para assim aumentar o interesse e, conseqüentemente, melhorar o aprendizado.
 
“Aliar teoria e prática é uma das formas mais eficientes de fazer o aluno fixar um assunto, por isso buscamos aplicar o conhecimento em alguma atividade do nosso cotidiano”, explicou a professora, Marcley, que em suas aulas, faz com os alunos, pequenos experimentos para ilustrar assuntos como, por exemplo, a ‘extração’ de DNA de frutas.
 
 
Durante a feira, cada turma da escola apresentou uma experiência ou atividade baseadas nas disciplinas de Biologia, Química, Matemática e Física. Um dos trabalhos mais atrativos foi o que tratou sobre “Jogos Matemáticos” onde os alunos do 1° ano do Ensino Médio, apresentaram “Gama com Frações”, “Tabuleiro matemático” e o “Funçanó” – que une o famoso dominó com as funções matemáticas. “Através dos jogos nós podemos aprender e ensinar brincando, tornando a matemática mais acessível e divertida” disse o aluno do 1° ano, Afonso Rodrigues.
 
Outros destaques foram às experiências elétricas, como a de acender uma lâmpada usando o sal como condutor e a experiência dos circuitos, mostrando qual associação, em série e em paralelo, é melhor para cada aparelho e ocasião. ‘Foguetes de Pet’, ‘Termômetro de Galileu’ e ‘Macaco Hidráulico’ foram outras experiências realizadas pelos estudantes na feira.
 
A feira estava aberta a comunidade escolar e reuniu mais de 300 pessoas, entre alunos e visitantes.
 
A escola estadual Maria Madalena Santana de Lima pertence à Coordenadoria Distrital 5 da Seduc.
captura-de-tela-2022-02-09-as-01.26.171.png
Image
Image
Image
Back To Top
ChatboxWidget