Image

ACESSIBILIDADE

ACESSIBILIDADE

ACESSIBILIDADE

Image
Image

Seduc realiza ‘Open de Xadrez’ reunindo 390 estudantes na Arena Amadeu Teixeira

Valorizando o esporte e elegendo o Xadrez como recurso de estímulo ao raciocínio lógico e de favorecimento à concentração dos estudantes, o Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) promoveu na última terça-feira (6), na Arena Esportiva Amadeu Teixeira, o ‘2º Open de Xadrez das escolas do Distrito 1’. Concluindo as atividades esportivas escolares desenvolvidas no ano de 2011, o evento reuniu 390 estudantes do ensino fundamental da capital.
 
O torneio chegou à sua segunda edição e marcou o encerramento das atividades esportivas das escolas públicas da zona central da cidade e segundo a coordenadora do Distrito 1 da Seduc, professora Alcinéia Albuquerque, ilustrou a mobilização em torno do esporte que ocorre rotineiramente nas escolas da rede pública estadual. “Desde o início do ano são inúmeras as atividades criativas desencadeadas pelas escolas e coordenadas por nossos professores de Educação Física. Este evento demonstra à sociedade a organização os educadores e a motivação dos estudantes para participar de eventos esportivos de cunho educativo”, frisou a coordenadora.
 
 
Conforme a organização do evento, o torneio reuniu 390 estudantes matriculados entre o 6º e o 9º ano do ensino fundamental em 20 escolas públicas estaduais. A competição contou com o apoio da Fundação Vila Olímpica e foi fomentado pela Seduc.
 
Presente no evento, o secretário de Estado de Educação, professor Gedeão Amorim, destacou a iniciativa do Distrito 1 e ressaltou a importância da prática do xadrez, que como esporte, vem sendo desenvolvido pela rede pública estadual como recurso pedagógico e está contribuindo com o desenvolvimento de centenas de estudantes amazonenses. “Por meio do xadrez, nossas crianças e jovens estão tendo um entretenimento sadio e contando com um importante recurso de estímulo ao raciocínio. O Governo do Estado tem repassado kits esportivos às escolas para o desenvolvimento desta atividade que também é disseminada nas ações do projeto Jovem Cidadão”, explicou o secretário Gedeão Amorim.
 
 
Projetos escolares
 
Conforme mencionou a professora Alcinéia Albuquerque, dezenas de escolas têm desenvolvido o xadrez por meio de projetos e estão obtendo o retorno destas ações, com um maior rendimento dos estudantes em disciplinas que exigem maior grau de concentração, como é o caso da Matemática.
 
Uma das muitas escolas que desenvolve o xadrez como projeto pedagógico é o Colégio Amazonense D. Pedro II (localizado no centro). Segundo a professora Selene Marrocos, o projeto já é desenvolvido há cinco anos. “Aplicado três vezes por semana e sob o acompanhamento técnico de professores, o projeto é oferecido no turno intermediário, no intervalo das aulas. Começamos de forma limitada – sem muitos recursos – mas em pouco tempo conseguimos financiamento por meio da Fapeam e hoje contamos com instrumentos e recursos que nos permitem beneficiar dezenas de alunos semanalmente”, informou a professora.  
 
Estudante da escola estadual Nossa Senhora Aparecida e participante do torneio, a aluna Nathaly Queirós, 16, relatou que pratica xadrez há quatro anos na escola e que, além de divertir, a modalidade contribui com seu desenvolvimento. “Com o xadrez consegui desenvolver o autocontrole, o raciocínio e a concentração. Indico a todos os jovens”, frisou.
 
Os competidores com maior destaque no ‘Open’ foram premiados com medalhas, às escolas foram concedidas troféus e todos os participantes receberam certificados de participação. O torneio foi coordenado pela professora Soraya de Lima Pimentel, coordenadora de Educação Física do Distrito 1 da Seduc.  
 
captura-de-tela-2022-02-09-as-01.26.171.png
Image
Image
Image
Back To Top
ChatboxWidget