Projeto ‘Vamos Brincar de Poesia’ é desenvolvido em escolas públicas estaduais da zona leste
Com o objetivo de resgatar tradições, contribuir com o aprendizado de Literatura e Língua Portuguesa e favorecer a capacidade de expressão dos estudantes, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio de sua Coordenadoria Distrital 5, promoveu neste ano letivo, em suas escolas da zona leste de Manaus, o projeto “Vamos brincar de poesia, cantigas e brincadeiras de roda”. Nesta semana, a Coordenadoria promoveu a exposição dos trabalhos escolares desenvolvidos em 2011.
Realizado no auditório da Adcam, a mostra marcou a culminância das ações desenvolvidas neste ano letivo e apresentou aos pais e à comunidade os trabalhos desenvolvidos em 14 escolas públicas estaduais.
Segundo a assessora pedagógica do Distrito 5, Ana Célia da Silva Ximenes, o projeto é realizado desde 2006 e busca, através da prática, direcionar o professor para a realização de um trabalho interdisciplinar pautado pela criatividade. “É um projeto desenvolvido com os estudantes do Ensino Fundamental, que traz ‘vida’ ao ambiente escolar e por meio do qual os professores utilizam poesias ou músicas e realizam oficinas de redação e pintura para estimular a aprendizagem dos alunos”, explicou a professora.
A coordenação do Distrito 5 explicou que antes da realização da mostra, cada escola promoveu uma exposição interna apresentando à sua comunidade os trabalhos desenvolvidos durante o ano. Os mais relevantes foram selecionados para a apresentação final, que reuniu mais de 250 estudantes nesta semana no auditório da Adcam.
Ainda segundo a professora Ana Célia Ximenes, além de resgatar as tradições de cantigas e brincadeiras de roda, o projeto tem auxiliado o processo de ensino e aprendizado, contribuindo com o desenvolvimento da oralidade, interpretação de textos e escrita dos estudantes.
Alfabetização por meio da música
Professora de ensino fundamental da escola Wilma Geber, Cândida Piedade trouxe sua turma de alunos para participar da mostra, onde eles apresentaram uma fábula e um número musical. Segundo ela, o projeto auxilia os professores no desenvolvimento de ações pedagógicas. “Com este projeto, posso dizer que é possível alfabetizar por meio da música. Os benefícios trazidos por ele são surpreendentes”, disse.
Tendo duas filhas matriculadas na escola estadual Ernesto Batista, a dona de casa Fabiana Augusta dos Santos esteve no evento acompanhando as apresentações estudantis. Para ela, a participação dos pais na vida escolar é fundamental e a iniciativa da escola ao realizar projetos criativos como este é empolgante. “Participando do projeto, minhas filhas passaram a ser mais comunicativas e com mais entusiasmo para o estudo”, revelou.
A Secretária de Educação Adjunta da Capital, Ana Falcão e a coordenadora do Distrito 5, Nazaré Vicentim prestigiaram o evento.