Estudante amazonense é selecionado para participar de intercâmbio nos Estados Unidos
Nesta última semana, a Embaixada dos Estados Unidos divulgou os nomes dos 45 estudantes brasileiros selecionados, entre sete mil inscritos, para participar do programa de Intercâmbio cultural “Jovens Embaixadores”. Entre os escolhidos está o amazonense Jean Carlos Barbosa de Paiva, de 16 anos, aluno do Colégio Brasileiro Pedro Silvestre, que se destacou pelo trabalho voluntário desenvolvido nos asilos de Manaus, através do projeto “Meu Querido, Meu Velho, Meu Amigo”, desenvolvido por sua escola.
Criado em 2002, o programa ‘Jovens Embaixadores, é uma iniciativa da embaixada norte-americana, que procura fortalecer a educação pública através do intercâmbio entre Brasil e Estados Unidos, de estudantes da rede pública que são exemplos em suas comunidades.
O representante do Amazonas, em 2012, será o aluno, do 2°ano do ensino médio do Colégio Brasileiro Pedro Silvestre, Jean Carlos Barbosa de Paiva, que participa a dois anos do projeto “Meu Querido, Meu Velho, Meu Amigo”, que é desenvolvido desde 2005 pelo colégio, e busca além de recolher mantimentos para os asilos, proporcionar um convívio direto entre os estudantes e os idosos que vivem nesses asilos.
Apesar de confiante, Jean Carlos, ficou surpreso com o resultado. “A concorrência era grande, tivemos que passar por uma seletiva com provas orais e escritas de inglês, mas no final o diferencial é mesmo o trabalho que você desenvolve para ajudar a comunidade, me sinto honrado em representar o Amazonas, com um projeto tão bonito quanto o projeto “Meu Querido, Meu Velho, Meu Amigo”, ressaltou Jean.
O sonho americano de um amazonense
Nos Estados Unidos os 45 estudantes brasileiros, além de participarem de encontros com autoridades, reuniões com organizações dos setores públicos e privados, visitas a escolas e projetos, onde apresentarão o Brasil, terão oportunidade viver o “american way of life”, estilo de vida americano, já que estudarão em escolas públicas de ensino médio.
Para Jean, o intercâmbio de três semanas será a realização de um sonho, em que ele aproveitará para melhorar seu nível de Inglês e para promover a cultura amazônica, “Vou mostrar o Amazonas sob uma ótica diferente, longe dos estereótipos que dominam a região”, declarou o estudante, que pretende dividir e estender sua experiência a toda comunidade.
“Os ex- embaixadores dizem ‘Uma vez embaixador, sempre embaixador’, por isso quero dividir essa experiência, que já está mudando a minha vida, com todos. Pretendo manter um blog durante a viagem e quando chegar vou fazer palestras sobre a cultura americana, além de dar aulas de inglês para a comunidade”, revelou, Jean Carlos, que juntamente com os outros selecionados embarca dia 6 de janeiro para São Paulo e dia 9 de janeiro para Washington, nos Estados Unidos.
Foto / Créditos: Arthur Castro