Governo recolhe e destrói 10 mil armas de brinquedos na 2ª Campanha do Desarmamento Infantil
Mais de 10 mil réplicas de espadas, revólveres, pistolas, estilingues, facas de brinquedos, além de DVDs com conteúdo de filmes violentos foram destruídas por um rolo compressor na manhã desta sexta-feira (04) no pátio do Centro de Educação de Tempo Integral Garcitylzo do Lago e Silva, na comunidade Parque Riachuelo, zona oeste de Manaus. O ato encerrou a campanha ‘Violência nem Brincando’ promovida pelo Governo do Estado e que mobilizou 46 mil estudantes de 113 escolas públicas estaduais em Manaus.
A campanha foi realizada neste segundo semestre letivo de 2011 e foi realizada pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Seas) em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Secretaria de Segurança Pública (SSP), Polícia Militar (PM), Conselhos Tutelares e demais representações. Seu objetivo era coibir a violência por meio da educação, motivando os estudantes a se tornarem disseminadores da cultura de paz.
Como estratégia de mobilização, cada réplica ou brinquedo recolhido, dava ao estudante o direito de receber um brinquedo educativo em troca. Além disso, foram organizados concursos de redação e desenho.
Conforme seus organizadores, os objetivos para 2011 foram todos alcançados com a mobilização de 46 mil alunos do Ensino Fundamental. “A quantidade expressiva de itens recolhidos – 10 mil – é um indicativo de que a mensagem foi bem aceita”, revelou a secretária de Educação Adjunta da Capital, professora Ana Falcão.
A psicóloga e coordenadora do programa ‘Ame a Vida’, Maricília Costa, destacou a parceria dos vários órgãos envolvidos na campanha social e anunciou que no próximo ano o Governo do Estado vai expandir esta ação para o interior do Amazonas. “Queremos chegar a mais de 50 mil alunos atendendo os municípios de Manaus, Iranduba, Itacoatiara, Presidente Figueiredo, Itacoatiara, Manacapuru e outros”, anunciou.
De acordo com a secretária da Seas, Regina Fernandes, o envolvimento dos pais é fundamental para que a mensagem de paz divulgada pela escola surta efeito. “A orientação do governador Omar Aziz e da primeira-dama, Nejmi Aziz, é reduzir o índice de violência nas escolas e isso começa com esta campanha, por meio da qual buscamos conscientizar os pais para que não dêem armas de brinquedos aos seus filhos”, disse.
Participação
Marcelo Pereira Junior, 10, que é estudante da 5ª série do Ceti Garcitylzo do Lago e Silva participou da campanha entregando uma arma de brinquedo e disse que é importante realizar gestos como este. “Devemos deixar a violência de lado mesmo nas horas de brincadeira”, apontou.
Kesya da Silva, 10, também se integrou à campanha e disse que vai passar a mensagem para seus amigos e familiares. “Queremos um mundo menos violento onde as pessoas se amem. Vou fazer a minha parte”, disse.
O gestor do Ceti Ceti Garcitylzo do Lago e Silva, professor Paulo Roberto de Souza, ressaltou que a campanha mobilizou toda a comunidade escolar e serviu para despertar estudantes, pais e professores para a necessidade de se construir uma sociedade mais pacífica. “A iniciativa foi relevante. O próximo passo é colocar em prática, no dia-a-dia, tudo o que aprendemos”, comentou.
Destaque
Neste ano, 113 escolas da Seduc participaram da campanha e os estudantes vencedores dos concursos de ‘desenho’ e ‘redação’ foram premiados. Assim como as escolas que arrecadaram o maior número de brinquedos e DVDs com mensagens violentas.
Concurso de Desenho
(1º Lugar) – Jaqueline Leal / Escola Est. Hermenegildo de Campos
(2º Lugar) – Francisco Gomes Neto / Escola Est. Aristóteles de Alencar
(3º Lugar) – Weslen Silva / Escola Est. Cunha Melo
Concurso de Redação
(1º Lugar) – Ana Caroline Pinto / Escola Est. Ernani Nascimento
(2º Lugar) – Jaqueline Rodriues / Escola Est. Roxanna Bonessi
(3º Lugar) – Anna Laura dos Santos / Escola Est. Lenina Ferraro
Arrecadação de Brinquedos
(1º Lugar) – Ceti Garcitylzo do Lago e Silva
(2º Lugar) – Escola Estadual Benício Leão
(3º Lugar) – Escola Estadual Ernesto Pinho Filho