Governo do Estado promove encontro entre coordenadores educacionais indígenas do Amazonas
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), promove nesta semana o “I Encontro dos Coordenadores Municipais de Educação Escolar Indígena do Amazonas”. Estendendo-se até a próxima sexta-feira, o evento reúne coordenadores indígenas de 44 municípios do Amazonas e conta com participação de representantes do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Nacional do Índio (Funai).
Sob a coordenação da Gerência de Educação Escolar Indígena da Seduc, o encontro é realizado no Centro de Treinamento Profissional Padre José de Anchieta, no bairro do Japiim, e sua abertura, na última segunda-feira (7), contou com a participação do titular da Secretaria de Estado para os Povos Indígenas, Bonifácio Baniwa.
A nova política de educação, caracterizada pela formação de Territórios Etnoeducacionais, é um dos assuntos em pauta no encontro. Nos dois primeiros dias de evento foi discutida e compartilhada a necessidade de uma educação diferenciada aos povos indígenas. “Uma educação diferenciada que leve em conta e não ignore as características culturais e sociais dos vários povos. Esse é o propósito do encontro planejado pela Seduc e do qual fizemos questão de participar”, apontou o coordenador regional da Funai, João Ricardo Ferrarezi.
A secretária de Estado de Educação Adjunta do Interior, Magaly Régis destacou os vários projetos e ações desenvolvidos pelo Governo do Estado, como o Projeto Pirayawara, por meio do qual a Seduc capacita e forma professores indígenas para atuar em suas próprias aldeias. “Trabalhamos na formação inicial – que é o magistério indígena – e na formação continuada para aqueles que já lecionam. Com a nova proposta de educação baseada no território Etnoeducacional, a ser implementada pela Funai em conjunto com o Ministério da Educação, vamos ampliar ainda mais a participação dos indígenas na formulação das políticas públicas para a educação”, explicou a secretária Magaly Régis.
A gerente de Educação Escolar Indígena do Amazonas, Alva Rosa Lana Vieira, informou que o encontro pretende fortalecer a educação escolar indígena por meio da troca de experiências entre os coordenadores e buscará fornecer orientações para o planejamento e a execução de políticas educacionais. “Esperamos que o compartilhamento de informações entre a Seduc, a Funai e os coordenadores de educação indígena seja útil para identificar demandas e propor melhorias cada vez mais significativas, prezando pelo desenvolvimento da educação e também pela autonomia dos povos”, indicou.
Compartilhando experiências
Pertencente à etnia Arara, o coordenador da educação indígena de Coari, Jacson da Silva Felizardo, participa do encontro e espera levar para a sua aldeia melhorias educacionais que correspondam às necessidades da comunidade e dos alunos. “Trabalhar a realidade da comunidade gera efeitos visíveis na educação. Um exemplo são as oficinas pedagógicas realizadas com professores das aldeias de Coari, cujo trabalho tem provocado um maior aprendizado e um maior desenvolvimento do ensino”, revelou Jacson.
O encontro promovido pela Seduc se estenderá até a próxima sexta-feira (11) e as atividades serão realizadas todas no Cepan, localizado na Avenida Perimetral D, no bairro do Japiim, ao lado da sede da Seduc.