Poetas amazonenses promovem encontro literário em escola pública de Tempo Integral
A escola estadual de Tempo Integral Zilda Arns tem se tornado um ponto de referência para a divulgação da cultura e da poesia regional. Nesta semana, ao realizar mais um dia temático voltado para a valorização da cultura amazônica, seus estudantes tiveram a oportunidade de conhecer e conversar com importantes escritores e artistas da região, dentre eles o compositor e poeta Celdo Braga e o escritor Tenório Telles.
O objetivo do evento é, segundo o gestor Raimundo Nonato Holanda da Silva, o de despertar e incentivar o gosto dos estudantes pela literatura e pela cultura regional, através do contato dos jovens com as pessoas que são protagonistas da literatura no Amazonas. “Os encontros com os poetas e escritores amazonenses têm contribuído, e muito, para o crescimento intelectual e cultural dos nossos alunos, servindo de estímulo para que eles possam enveredar por essa arte”, destacou o gestor.
Dialogando com os estudantes, o escritor Tenório Telles abriu o encontro, falando sobre a importância do poeta para a construção da identidade amazônica, apresentando a poesia não só como arte, mas também como meio de garantir a cidadania a toda sociedade. “Não basta ser um bom poeta, sobretudo, temos que ser bons seres humanos”, completou Tenório Telles.
O escritor Raimundo Nonato França aproveitou a ocasião para lançar seu livro, “Haicais Ocidentais”, que traz vários poemas escritos na forma de “Haikai”, poética japonesa, com apenas três versos, duas redondilhas maior (1° e 3° verso) e uma redondilha menor (2° verso).
Interagindo com os estudantes, França incentivou os alunos a colocarem seus pensamentos no papel. “É importante que vocês registrem no papel, a sua leitura do mundo. É dessas linhas que se desenvolverá o poeta que está dentro de vocês”, ressaltou.
O encontro também serviu para revelar novos talentos, como o da estudante do 3°ano do ensino médio, Bárbara Denise da Costa, de 17 anos, que escreve poemas desde os dez anos de idade e tem o sonho de ser jornalista. “Estas atividades realizadas pela escola estimula as pessoas a escreverem e permite que muitos divulguem o seu trabalho autoral. Além disso, ao participar deles podemos conhecer obras de grandes escritores da nossa região, como Tenório Telles e Thiago de Mello, que são lendas vivas, mas ainda desconhecidos da maioria da população”, declarou Bárbara, que pretende, futuramente, lançar um livro de poesias em parceria com um colega.
Celdo Braga, Nelson Castro, Elidiane Pires, Edvan Rafael e o Grupo Metáfora foram alguns dos artistas que também estavam presentes no evento, que ainda contou com uma apresentação da peça teatral “A hora da Estrela”, encenada pelos alunos e baseada no livro de Clarice Lispector.
A escola estadual de Tempo Integral Zilda Arns é administrada pelo Governo do Estado e pertence à Coordenadoria Distrital 6 da Seduc.