Image

ACESSIBILIDADE

ACESSIBILIDADE

ACESSIBILIDADE

Image
Image

Seduc oferece capacitação aos monitores do projeto de ‘Reforço Escolar’

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) finalizou nesta sexta-feira (7), no Instituto de Educação do Amazonas (IEA), um curso de formação continuada, destinado aos 135 monitores que atuam no programa “Criando Oportunidades”, por meio do qual o Governo do Estado está oferecendo reforço escolar a 3 mil alunos de 92 escolas públicas estaduais de Manaus. 
 
O objetivo da formação, realizada mensalmente, é capacitar os monitores – graduandos de Nível Superior – que participam do programa, para uma atuação mais efetiva em sala de aula, unindo assim os conhecimentos teóricos obtidos por eles na universidade à experiência prática.
 
Aproximadamente 135 monitores participaram da formação, que teve três especificações: “Alfabetização e Letramento”, “Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa” e “Metodologia de Ensino da Matemática”, ministradas respectivamente, pela mestra em educação, Hilda Heller, pela doutora em ensino da matemática, Vera Petronvelli, e pela especialista em leitura e literatura, Cristiana Santana Monteiro.
 
No curso, os participantes assimilaram formas alternativas de ensino. “Apresentamos aos monitores, formas diferentes e atrativas de ensinar, pois notamos que as formas tradicionais, por ora, precisam ser mais eficientes, principalmente quando direcionada a estudantes com déficit de aprendizagem”, explica a especialista em leitura e literatura, Cristiana Monteiro, que também destaca a utilização da tecnologia na sala de aula. “Aliar a tecnologia ao ensino atualmente é primordial, não podemos deixar de fazer isso”, apontou.  
 
Um dos recursos didáticos que a doutora Vera Petronvelli, citou como alternativa para favorecer a aprendizagem da disciplina considerada como ‘vilã’ para muitos estudantes – a matemática – foi o ábaco, instrumento de calculo antigo, que segundo a educadora, é muito eficiente para ensinar as crianças do Ciclo a somar e a subtrair. “Atualmente temos ábacos disponíveis até no computador, isso torna o ensino mais interativo e divertido, atraindo a atenção dos alunos para o calculo” afirma Vera.
 
A Estudante de pedagogia, Ireneúde Silva, que atua como estagiária do projeto de reforço na escola estadual Professora Vilma Vitoriano, disse que a formação é necessária não só para se tirar dúvidas e aprender formas alternativas de ensinar, mas também para se ter uma ideia mais clara sobre profissão que escolheu. “Atuando em sala de aula nós, que estamos concluindo a graduação, podemos ter uma visão mais clara sobre a profissão que seguiremos”, disse.
 
“Criando mais de 3 mil oportunidades”
 
O programa “Criando Oportunidades” foi lançado no mês de setembro pelo governador Omar Aziz e oferece aulas de reforço em 92 escolas públicas estaduais, beneficiando 3 mil estudantes que apresentam déficit na aprendizagem.
 
Com o objetivo de elevar o rendimento dos alunos do 3º, 5º, 7º e 9º ano do Ensino Fundamental, o programa é uma ação inédita no Amazonas e por meio dele os estudantes têm acesso a aulas extras, ministradas no contra-turno escolar e sob a orientação de monitores previamente capacitados.
 
Integrados ao programa, os 3 mil estudantes da rede pública estadual têm acesso a aulas extras das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, ministradas três vezes por semana. Iniciado neste segundo semestre de 2011, o programa está sendo realizado em escolas de Manaus e deve ser ampliado também para municípios do interior do Amazonas.
captura-de-tela-2022-02-09-as-01.26.171.png
Image
Image
Image
Back To Top
ChatboxWidget