Escola pública do Amazonas ganha prêmio nacional por projeto de conservação do livro didático
Nesta semana foi divulgado o resultado do concurso nacional “Ações Inovadoras no Livro Didático”, que premia escolas públicas e Secretarias de Educação que desempenharam as melhores práticas de conservação do livro didático no último ano. Na região norte, a instituição vencedora foi a Escola Estadual Waldemiro Peres Lustoza com a ação “Semana de Preservação do Livro Didático”.
Promovido pelo Ministério da Educação em parceria com Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o prêmio, realizado desde 2008, pretende conscientizar alunos, pais, professores e gestores da importância da boa conservação dos livros didáticos e de sua devolução no fim do ano, para isso premia as melhores experiências, desenvolvidas nas escolas, com esse fim.
A Escola Estadual Waldemiro Peres Lustoza se destacou ao promover a ‘Semana de Preservação do Livro’, que ocorreu no período de 8 a 12 de agosto, onde foram realizadas campanhas, apresentações culturais, como de fantoches, paródias, poesias e dramatizações que enfatizavam a necessidade de preservação do livro didático. A escola também recebeu destaque pela criação pioneira da “Clínica de Recuperação do Livro Didático Dr. Menino Maluquinho.”
Na “clínica”, integrada por alunos e professores, os livros passavam por uma “triagem” e, se assim fosse necessário, eram encaminhados para a “sala de recuperação”, onde eram limpos, emendados e encadernados. Dos 150 livros recolhidos, 140 foram restaurados. De acordo com a pedagoga da escola, professora Roseny Bezerra a atividade teve grande receptividade por parte da comunidade escolar e foi desenvolvida com estudantes do 1º ao 5º ano dos turnos matutino e vespertino, envolvendo toda equipe de professores e funcionários, assim como os pais.
Como premiação, o Ministério da Educação (MEC) enviará 200 livros, para enriquecer a biblioteca da escola, dentre os quais, exemplares das coleções do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) – que seleciona e distribui obras literárias para escolas públicas de todo o país – e exemplares da coleção “Educadores”, sobre importantes nomes da Educação brasileira e mundial, como Paulo Freire e Jean-Jacques Rousseau.
A Secretaria de Estado de Educação do Amazonas (Seduc) também premiou a escola com a distribuição de cartilhas e cadernos para os alunos que participaram da ação.
Como reconhecimento ao trabalho realizado, os representantes da escola participarão em março de 2012 do Encontro Nacional do Livro Didático que ocorrerá em Curitiba.
A escola estadual Waldemiro Peres Lustoza pertence à Coordenadoria Distrital 4 da Seduc.