Secretário de Educação, professor Gedeão Amorim, recebe título de Cidadão do Amazonas
À frente da Secretaria de Estado de Educação do Amazonas há mais de seis anos, sendo o gestor com mais tempo à frente desta pasta desde que a Secretaria foi instituída em 1946, o secretário Gedeão Timóteo Amorim, recebeu da Assembléia Legislativa do Estado, o título de Cidadão do Amazonas. A cerimônia foi realizada na última quarta-feira (5), data em que se celebra o ‘Dia Internacional do Professor’ e foi prestigiada pelo governador do Estado, Omar Aziz.
O título de Cidadão do Amazonas foi aprovado pela Assembléia Legislativa do Estado em conformidade com o Projeto de Lei 155/2008 de autoria do Deputado Estadual David Almeida.
Natural da cidade de Icó, no interior do Ceará, Gedeão Timóteo Amorim instalou-se em Manaus logo na sua juventude, graduou-se em Filosofia pela Universidade Federal do Amazonas e como gestor da Educação, na esfera estadual e federal, criou o ‘Programa Especial de Formação Docente’ (PEFD-Ufam), foi um dos criadores do ‘Programa de Formação e Valorização de Profissionais da Educação’ (Proformar-UEA) e também idealizou o projeto ‘Centro de Mídias de Educação do Amazonas’, desenvolvido atualmente pelo Governo do Estado.
Durante a cerimônia na Assembléia Legislativa, o governador do Estado, Omar Aziz, destacou a personalidade inovadora e agregadora do secretário Gedeão Amorim que, segundo ele, vem desempenhando com rigor e extremo compromisso a função de gestor da educação pública do estado. “Nossa educação tem avançado bastante e isto se deve muito ao esforço e ao compromisso público do professor Gedeão Amorim e de toda sua equipe. A Assembléia Legislativa do Estado e os deputados prestam um justo reconhecimento a uma pessoa que tem se dedicado, na prática, ao desenvolvimento do povo amazonense através da educação”, afirmou o governador Omar Aziz.
Em seu pronunciamento, o secretário de Educação Gedeão Amorim agradeceu aos deputados pela concessão do título e disse que o reconhecimento a ele conferido, renova ainda mais o seu compromisso para com a educação pública do Amazonas. “É com grande orgulho que recebo o título de cidadão do Amazonas, pois este é o estado que me adotou e pelo qual eu tenho o maior respeito. Nesta oportunidade, agradeço a todas as pessoas que me oportunizaram tomar parte desta terra e dedicar 41 anos de minha vida à educação e ao desenvolvimento local”, destacou professor Gedeão Amorim.
Em seu pronunciamento, o secretário agradeceu à sua família, aos amigos e ressaltou o papel de todas as pessoas e instituições que contribuíram e vêm contribuindo com o seu trabalho. “Nada se faz só. Hoje é o dia em que eu agradeço a todos”, frisou.
Personalidades prestigiam o evento
Dentre as muitas autoridades que prestigiaram a homenagem ao professor Gedeão Amorim, fizeram-se presente à Assembléia Legislativa o governador do Estado Omar Aziz, o vice-governador José Melo, a reitora da Universidade Federal do Amazonas, Márcia Peralles, o reitor da Universidade Estadual do Amazonas, José Aldemir de Oliveira, o vice-reitor da Universidade Estadual do Amazonas, Carlos Eduardo Gonçalves, o secretário Municipal de Educação, Mauro Lippe, o diretor do Instituto de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal do Amazonas, Nelson Noronha, o secretário de Estado de Cultura, Robério Braga, além do escritor e membro da Academia Amazonense de Letras, Tenório Telles.
Também participaram do evento o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Odenildo Sena, o sacerdote representante da Arquidiocese de Manaus, padre Danival Oliveira, o ex-reitor da Universidade Estadual do Amazonas, Lourenço Braga, o ex-reitor da Universidade Federal do Amazonas, Hidembergue Frota, o diretor do 7º Comando Aéreo da Amazônia, Major Brigadeiro Carminati, o secretário de Estado da Juventude, Esporte e Lazer, Júlio César Soares, o comandante-geral da Polícia Militar do Amazonas, Coronel Almir David, o presidente da Assembléia Legislativa do Estado, Ricardo Nicolau, o presidente da Câmara Municipal de Manaus, vereador Isaac Tayah, o poeta amazonense Celdo Braga, dentre outras personalidades.
A solenidade também foi acompanhada por quase a totalidade dos deputados estaduais, gestores e coordenadores educacionais de Manaus e por professores e coordenadores educacionais dos municípios de Autazes, Boa Vista do Ramos, Careiro da Várzea, Careiro Castanho, Itacoatiara, Iranduba, Itapiranga, Manacapuru, Manaquiri, Novo Airão, Parintins, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Silves, Codajás, Coari, Beruri, Humaitá, Santo Antônio do Içá, Uarini e Nhamundá.
Professor Gedeão Amorim - Histórico
Graduado com Licenciatura Plena em Filosofia pelo Instituto de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal do Amazonas (1980); Especialista em Antropologia Amazônica também pelo Instituto de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal do Amazonas (1984) e Mestre em Administração, área de concentração em Políticas e Gestão Institucional pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002).
Em sua trajetória dedicada à Educação foi Professor de Filosofia da Educação no Instituto de Educação do Amazonas-IEA (1978 -1986); É Professor Titular do Departamento de Filosofia do Instituto de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal do Amazonas desde o ano de 1984; Foi Diretor do Instituto de Educação do Amazonas-IEA (1983 - 1987); Coordenador do Colegiado do Curso de Filosofia do Instituto de Ciências Humanas e Letras Universidade Federal do Amazonas (1987 - 1989); Vice-Diretor do Instituto de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal do Amazonas (1989 – 1993); Diretor do Instituto de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal do Amazonas (1993 – 1997); Pró – Reitor para Extensão da Universidade Federal do Amazonas (1997 – 2001); Membro do Conselho Especial que aprovou o novo estatuto da Universidade do Amazonas (1998).
Foi também idealizador e Coordenador do Programa de Formação Docente da Universidade Federal do Amazonas (Pefd); Idealizador e Coordenador do Projeto Proformar da Universidade do Estado do Amazonas (2002 – 2004); Secretário Executivo de Educação Adjunto do Interior do Amazonas (2004 – 2005); Presidente do Conselho Estadual de Educação do Amazonas (desde 2005); Membro do Conselho Nacional de Secretários de Educação-CONSED (desde 2005) e Secretário de Estado de Educação do Amazonas (desde o ano de 2005).