Campanha ‘Violência nem brincando’ chegará a 113 escolas da Seduc
Tendo como meta difundir a cultura de paz e educar as crianças para a rejeição e combate a todas as formas de violência, o Governo do Estado lançou na manhã desta terça-feira (04), na escola estadual de Tempo Integral Rafael Henrique dos Santos, na comunidade Jesus Me Deu (zona norte de Manaus), a segunda edição da campanha ‘Violência nem brincando’.
Por meio da campanha de mobilização, professores e técnicos realizarão palestras nas Unidades de Ensino e estimularão os estudantes a entregarem armas de brinquedo e demais itens que podem estimular a prática da violência. No ato de entrega destes materiais, cada estudante receberá em troca, um brinquedo educativo.
A campanha é coordenada pela Secretaria de Estado de Ação Social (Seas), por meio do programa ‘Ame a Vida’ e conta com o apoio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e Secretaria de Segurança Pública (SSP). Em 2011, a meta é atingir 46,8 mil estudantes de 113 escolas públicas estaduais de Manaus.
Na abertura da campanha, a secretária de Educação Adjunta da Capital, Ana Falcão, lembrou que as escolas já realizam um trabalho rotineiro de enfrentamento à violência e vão intensificar esta mensagem no período da campanha, que se estende do dia 4 ao dia 30 de outubro. “Queremos coibir a violência por meio da educação, mostrando aos mais jovens que eles devem ser semeadores da paz. Durante o mês de outubro, portanto, as escolas da Seduc promoverão palestras de combate à violência, recolherão armas de brinquedo e realizarão concursos de desenho e redação sobre o tema”, explicou a secretária, enfatizando que a mobilização é direcionada a crianças com idade entre 6 e12 anos.
De acordo com a coordenadora do programa ‘Ame a Vida’, a psicóloga Maricília Costa, a campanha tem caráter educativo e preventivo, sendo direcionada também aos pais dos estudantes. “Estamos no mês das crianças e, em muitos casos, os pais costumam comprar réplicas de armas de brinquedos para dar aos filhos. A nossa ação quer incentivar os pais a comprar presentes educativos, para isso contamos com a ajuda de todos”, disse.
Faça parte!
A coordenadora informou que a sociedade em geral é convidada a se integrar à campanha, doando brinquedos, os quis serão encaminhados às crianças que participam da mobilização. “Os interessados em doar brinquedos e demais itens educativos podem entrar em contato com a coordenação do programa ‘Ame a Vida’ por meio do telefone 3878-6085. Fazemos esse convite principalmente aos lojistas e empresários de Manaus”, frisou a psicóloga Marcília Costa.