Professores de Parintins participam de formação sobre novas tecnologias e lousas digitais
Noo mês de março, as professoras Célia Serrão e Rosângela Telma, ambas servidoras do Estado, representaram a Coordenadoria Regional de Educação de Parintins num treinamento que visava a capacitação para o uso da lousa digital, a qual será utilizada nas escolas desta rede e como projeto-piloto sua implementação no novo Centro de Educação de Tempo Integral que deve ser inaugurado este ano no município.
A formação foi ministrada por técnicos do Núcleo de Tecnologia Educacional Manaus Planalto, tendo como multiplicadores responsáveis os professores Augusto Marinho Janice Torres e
De acordo com os responsáveis pelo curso, a lousa digital trará ao ambiente de sala de aula um clima de interação e praticidade, pois, acena para um passado em que o professor precisava gastar muito tempo compilando de vários materiais de pesquisa e necessitando de muito tempo de trabalho para preparar suas aulas. Com ela, professores e alunos poderão dispor de tecnologia e modernidade, suplantando assim, o conhecimento de forma aprazível e dinâmica.
Professor na Era Digital
A Coordenação regional da Seduc em Parintins frisa que o professor parintinense atravessa um momento de inovação e adequação quanto ao uso das novas tecnologias na sala de aula. Esse processo iniciou-se quando todos os professores da rede estadual receberam seus próprios notebooks do Governo do Estado, o qual visava tornar mais eficaz a prática pedagógica e trazer dinamismo e eficiência à aprendizagem.
“Naquele primeiro momento a tecnologia, apresentou-se como uma via sedutora de acesso a conhecimentos e competências, por vezes difíceis de encontrar no meio local. Sabemos que esta pode lançar pontes entre países industrializados e os que não o são, assim como elevar a habilidade de professores e alunos no alcance de melhores níveis de conhecimento. Desta forma é de suma importância que todo professor que possua esta ferramenta a utilize realmente como um verdadeiro aliado, pois o contexto atual exige essa postura do profissional em educação”, informou a coordenadora da Seduc em Parintins, Lanira Garcia.