Escolas recebem palestras educativas na Semana Estadual de combate à tuberculose
O comitê metropolitano de combate à tuberculose, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), promovem entre os dias 21 e 25 de março a Semana Estadual de Combate à Tuberculose. Com o tema “Respire aliviado: tuberculose tem cura!”, várias atividades estão sendo promovidas em todo o Amazonas, dentre elas, palestras de orientação nas escolas públicas estaduais.
Nesta sexta-feira (25), os trabalhos de orientação nas escolas serão aplicados no Centro de Educação de Tempo Integral/Ceti “João dos Santos Braga”, no bairro Santa Etelvina. A escola receberá um ciclo de palestras o qual já foi desenvolvido nos Centros de Educação de Tempo Integral Áurea Braga (Compensa), Elisa Bessa Freire (Jorge Teixeira) e Gilberto Mestrinho (Educandos).
A semana de mobilização tem como objetivo sensibilizar agentes multiplicadores, orientando sobre a tuberculose e buscando reduzir os índices de abandono do tratamento desse agravo. O público alvo da campanha são professores, alunos multiplicadores da rede estadual de ensino e lideranças comunitárias de Manaus.
Dentre as várias atividades da semana de mobilização foram programadas: panfletagens, palestras nas unidades de Saúde e nas escolas públicas e ações comunitárias informando os sintomas da doença.
A campanha tem como objetivos específicos: formar multiplicadores de informações sobre tuberculose co-infecção HIV; socializar informações sobre Tuberculose/HIV/AIDS nas comunidades escolares; incluir as noções básicas sobre estas doenças nas escolas por meio da transversalidade; elaborar um Plano de Ação Anual sobre Tuberculose/HIV/AIDS; inserir a temática do Projeto Político Pedagógico das escolas e elevar os índices de aproveitamento no processo de melhoria da qualidade de vida da população alvo.
Videoconferência
Nesta quinta-feira (dia 24), o Centro de Mídias da Seduc, no Japiim, realizou uma videoconferência sobre o ‘Dia Mundial da Tuberculose’. A exposição atendeu aos 62 municípios do Amazonas, tendo como público alvo: gestores municipais, profissionais da área de saúde, professores da rede pública, além de líderes comunitários e religiosos.
A viodeoconferência contou com a participarão de profissionais de medicina e enfermagem e representantes da coordenação do Programa Municipal de Controle da Tuberculose do Amazonas.