Seduc e ABL iniciam Maratona Escolar Joaquim Nabuco
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceria com a Academia Brasileira de Letras (ABL), lançou na última segunda-feira (22) a Maratona Escolar Joaquim Nabuco.
A atividade foi realizada no Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Marcatonio Vilaça II, na Cidade Nova, zona Norte de Manaus, e contou com a participação e palestra do membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), Carlos Nejar, que abordou a biografia de um dos maiores estadista da história nacional: Joaquim Nabuco.
A palestra sobre a biografia de Joaquim Nabuco foi ministrada a partir das 14h30 no auditório do Ceti. Poeta, ficcionista e Procurador de Justiça aposentado, Nejar ocupa a cadeira nº 4 da ABL, eleito em 1988, e já conquistou o prêmio Monteiro Lobato e o da Associação de Críticos Paulistas.
Alunos do ensino médio, professores de Língua Portuguesa e História da rede estadual participaram da palestra. Este ano, celebra-se o centenário de morte de Joaquim Nabuco, que foi o mais importante e mais popular abolicionista, protagonizando o movimento ao mesmo tempo em que refletiu sobre a história que se desenrolava à sua volta.
Durante a palestra, Nejar destacou a participação de Nabuco na criação da ABL e a importância de se homenagear o escritor com a maratona. “Ele pertenceu a alta classe, mas isso não o deteve a defender os interesses do povo brasileiro, sendo uma importante peça no processo de abolição da escravatura”, afirmou.
A discussão sobre a vida e obra de Joaquim Nabuco teve o objetivo de incentivar e motivar estudantes e professores a participarem da Maratona. Os interessados poderão se inscrever com produções textuais que tratem sobre a vida e obra do escritor brasileiro.
A redação deverá ser desenvolvida em prosa, contendo no máximo 30 linhas se apresentada em manuscrito, com letra legível, podendo ser digitada (2.100 caracteres - corpo 12, espaçamento simples). O trabalho entregue fora da especificação será desclassificado.
Os textos devem ser enviadas até o dia 21 de maio de 2010 através do site http://www.maratonaantares.com.br/. Serão premiados os professores e os alunos com os cinco melhores textos classificados em âmbito nacional, com viagem cultural ao Rio de Janeiro e com kit de livros literários.