Seduc inaugura o Ceti Prof. Garcizylzo do Lago Silva, no Parque Riachuelo
Na última quarta-feira, dia 10, o Governo do Amazonas, por meio da Seduc, entregou à comunidade do Parque Riachuelo, zona Norte de Manaus, o segundo Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti), que leva o nome do professor Garcitylzo do Lago Silva, professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) falecido em 2009. Até o fim do ano outros 13 serão inaugurados para oferecer uma educação diferenciada aos jovens amazonenses e prepará-los para um mercado de trabalho cada vez mais competitivo.
O Ceti Prof. Gacitylzo do Lago Silva fica no Cidadão X, Parque Riachuelo e atenderá a 1.030 crianças do 1o. ao 9o. ano do Ensino Fundamental.
Na última segunda-feira, na solenidade de abertura do ano letivo, a Seduc inaugurou o Ceti Marcantonio Vilaça II, na avenida MaxTeixeira, Cidade Nova. No dia seguinte, dia 9, foi entregue à comunidade do conjunto Cidadão V a Escola Estadual Zilda Arns. Com essas três escolas e mais outras duas que serão inauguradas até o início de março, todos na zona Norte, o Governo do Estado disponibiliza 5.000 novas vagas neste ano, somente para àquela área de Manaus.
Com investimento da ordem de R$ 6 milhões, cada Ceti foi estruturado para atender com a máxima qualidade a um total de mil estudantes diariamente. Além de ter acesso a um ensino integral e contando com atividades escolares e extra-curriculares, os Cetis oferecerão oportunidades diferenciadas aos estudantes, permitindo-lhes usufruir de programações de desporto, cursos, atividades sócio-educativas e de saúde.
Construído em uma área de 10 mil metros quadrados, cada CETI tem capacidade para atender a mil estudantes e sua estrutura física foi projetada pelo Governo do Estado para ser um modelo educacional. "Com os Cetis, inauguramos um novo tempo para a educação no Amazonas", destacou o Secretário de Estado de Educação Gedeão Amorim.
A inauguração do Centro Educacional de Tempo Integral Garcitylzo do Lago Silva contou com a participação do Governador do Estado Eduardo Braga, do Vice-governador Omar Aziz, do Secretário de Estado de Educação Gedeão Amorim e demais autoridades.
Eduardo Braga destacou o compromisso do Governo do Estado com a educação e disse que está procurando realizar os investimentos necessários para atender a demanda existente, na capital e interior, por um ensino de qualidade mais elevada.
“Estamos, na verdade, construindo a melhoria da qualidade de vida do nosso povo por meio da educação, que é um importante instrumento de transformação e desenvolvimento social. Essas escolas vão preparar os nossos jovens para o futuro, novos empregos e novos desafios”, destacou, lembrando que o Governo do Estado está mostrando um novo caminho, por meio dos centros educacionais de tempo integral.
Carmem Silvia da Silva, filha do prof. Garcitylzo Silva, recebeu placa-homenagem do governador Eduardo Braga. "Não somos nós que homenageamos Garcitylzo Silva. É ele que nos homenageia com a sua história e trajetória de vida em prol da educação”, destacou Braga.