Escola Estadual Dra. Zilda Arns é inaugurada no conjunto Cidadão V
Ampliando a oferta de vagas para a rede pública de educação na capital, o Governo do Estado inaugurou no dia 9 de fevereiro, a Escola Estadual Dra. Zilda Arns. A escola tem capacidade para atender a mais de 1.400 alunos nos três turnos de funcionamento e está localizada no Conjunto Cidadão V, Nova Cidade.
A escola é a segunda, de um total de 20 que serão inauguradas pelo Governo do Estado neste ano de 2010 e sua inauguração contou com a presença do Governador do Estado, Eduardo Braga, do Vice-governador do Amazonas, Omar Aziz, do Secretário de Estado de Educação, Gedeão Amorim e demais autoridades. “Estamos há praticamente oito anos construindo escolas, investindo na melhoria do sistema educacional e na qualificação dos profissionais da área da educação, porque o nosso compromisso é com o futuro dos jovens e o futuro do nosso estado”, disse Braga.
A nova escola está equipada com 12 salas de aulas climatizadas, auditório, laboratório de ciências, laboratório de informática, quadra poliesportiva coberta, biblioteca, refeitório, cozinha e ambientes administrativos.
Com a inauguração, o Governo do Estado dá prosseguimento à política de ampliação de vagas para a rede pública na capital por meio da qual, em menos de um ano inaugurou sete novas escolas somente na Zona Norte de Manaus.
De acordo com informações da Seduc, foram inaugurados nos últimos meses as escolas estaduais Ayrton Sena, Jeferson Péres, América do Sul, Haydeé Cabral, Raio de Sol e na última segunda-feira, o Centro Educacional de Tempo Integral Marcantônio Vilaça II.
“Com estes investimentos o Governo do Estado procura atender com dignidade e serviços de qualidade à toda demanda existente, sobretudo nas zonas Norte e Leste de Manaus, as localidades com maior contigente populacional na cidade”, afirmou o secretário de Estado de Educação, professor Gedeão Amorim.
Homenagem à Dra. Zilda Arns
Com a nova inauguração o Governo do Estado presta homenagem à Dra. Zilda Arns Neumann, fundadora da Pastoral da Criança que faleceu neste ano 2010 ao participar de missão humanitária no Haiti.
Médica pediatra e sanitarista, Zilda Arns nasceu em 1934, em Forquilha, Santa Catarina. Iniciou a sua formação acadêmica em sua cidade natal e em 1959, concluiu o curso de Medicina na Universidade Federal do Paraná, especializando-se em Educação Física, Pediatria Social e em outros aperfeiçoamentos.
Durante o Regime Militar, a sua preocupação com a juventude se acentuou mediante a convivência com seu irmão, Dom Paulo Evaristo Arns, (cardeal arcebispo de São Paulo). Em 1983, a convite da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Zilda Arns fundou a Pastoral da Criança, órgão que tem a missão de trabalhar contra a mortalidade infantil.
Fundada por Zilda Arns, a Pastoral da Criança possui milhares de voluntários que atuam em diversas comunidades pobres do Brasil, oferecendo apoio a gestantes e fornecendo informações sobre saúde nutricional, aleitamento materno, controle do peso e crescimento da criança. Com tantas ações de cunho social e humanitário, Zilda Arns recebeu várias honrarias e homenagens, e foi indicada, por três vezes, ao Prêmio Nobel da Paz.
No dia 11 janeiro de 2010, Zilda Arns foi até o Haiti para realizar palestras e participar de encontros com representantes de várias ONG’s. No dia seguinte, durante uma ação social promovida em uma igreja da capital Porto Príncipe, um terremoto de acabou destruindo o prédio e ceifando a sua vida, aos 75 anos de idade.